Half-Life de graça! Entenda por que a Steam fez isso.

A Valve, dona da Steam está disponibilizando gratuitamente, todos os seus jogos da franquia Half-Life, mas só até abril. Essa é uma excelente oportunidade de conhecer os clássicos sem pagar nada.

Para jogá-los, baixa acessar esta lista, clicar no jogo e clicar em jogar (ignore o preço do jogo mostrado na lista, já que eles estão de graça, basta selecionar o jogo e clicar no botão jogar ao invés de comprar).

Half-Life

Os jogos são:

  • Half-Life
  • Half-Life: Opposing Force
  • Half-Life: Blue Shift
  • Half-Life: Source
  • Half-Life 2
  • Half-Life 2: Lost Coast
  • Half-Life Deathmatch: Source
  • Half-Life 2: Episode 1
  • Half-Life 2: Episode 2

Mas por que a Valve estaria dando todos os jogos de Half-Life uma de suas principais franquias de graça? Entenda:


Caso alguém ainda não saiba, a Valve, desenvolvedora de todos os jogos da franquia Half-Liv, Left 4 Dead, Counter-Strike e outros, é a dona da Steam, a mais famosa plataforma de venda de games de PC por mídia digital.

A Valve revolucionou o mercado com a Steam, trazendo uma loja organizada que oferecia os games através de download e com um bom gerenciamento da biblioteca, para que o jogador conseguisse baixar cada um dos games que adquiriu de forma simples e com boa taxa de download em uma época em que isso era novidade (a velocidade de download também depende da conexão do usuário, mas baixar por lá é geralmente mais rápido que em qualquer outro lugar).

Por muito tempo, a Steam reinou soberana nas vendas de jogos de PC. Existem também outras plataformas, como a gog.com, uplay, a antiga Origin da EA e lojas como a da Rockstar, Blizzard, etc.

A qualidade da Steam, sempre foi muito superior às outras lojas e ainda é! Mas recentemente, uma outra grande player entrou nessa competição, a Epic Games, dona da Unreal Engine, uma ferramenta de criação de jogos usada em várias franquias como Gears of War, Mortal Kombat, Street Fighter V, Final Fantasy VII Ramake e vários outros desenvolvidos por empresas parceiras, mas também tem seus próprios jogos, sendo Fortnite o mais famoso deles atualmente.

E se a dona de Fortnite e da poderosíssima ferramenta de games Unreal entrou nessa briga, ela veio com tudo, trazendo jogos exclusivos e usando uma estratégia de dar jogos de graça, igual a que vemos nas lojas do Playstation e Xbox, com o diferencial de que na Epic Games, você nem precisa pagar assinatura, é tudo de graça mesmo.

A chegada da Epic Games Store ao mercado de vendas online de jogos de PC, ameaçou a soberania da grande Steam, que tem um ponto fraco para seus desenvolvedores, que é o fato de cobrar 30% do valor de cada jogo vendido na plataforma.

Muitos desenvolvedores acham 30% um valor muito alto e isso deu margem para que a Epic Games, cobrando um valor menor, de apenas 12%, se tornasse uma alternativa muito interessante.

E parece que isso fez com que a Valve se mobilizasse para não correr o risco de ficar para traz, e esse, provavelmente foi o motivo de ter colocado uma de suas principais franquias disponíveis gratuitamente na Steam.

Agora com uma concorrente a altura, a Steam vai ter de se mobilizar, se não a Epic Games, que por enquanto ainda é uma loja muito mais rudimentar se compararmos as duas, vai continuar se aprimorar e trazer jogos exclusivos e outros de graça, que irão atrair muito público.

Quem se beneficia com essa disputa é o consumidor, a Steam ficou acomodada por muito tempo e agora, vemos que as coisas podem estar mudando para melhor.

Por enquanto, eu recomendo fortemente baixar os aplicativos das duas empresas, caso ainda não tenha feito isso, e ficar de olho em tudo de bom que estiver rolando nas duas lojas.

No mais, fica ligado aqui no Estação Nerd, que a gente vai postando notícias como essa para te manter sempre bem informado.

Macaoshttps://estacaonerd.com/games
Macaos - Graduado em Jogos Digitais e desde 1998. escrevendo em sites e fóruns de games. Antes disso, colaborador em locadoras de games no início da década de 90; Emfim... um Old Gamer com muita experiência.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS