No domingo de Páscoa, 20 de abril, o History exibe uma programação especial, a partir das 17h15, com séries e documentários que misturam ciência e história para abordar a vida de Jesus e mistérios ligados à religião católica. São dois episódios de Mistérios Bíblicos e os especiais Provando a Existência de Deus, Em Busca do DNA de Jesus, O Papa do Fim do Mundo e O Último Papa.
- 17h15 – Mistérios Bíblicos
A Bíblia e suas histórias épicas têm maravilhado a humanidade há séculos sem perder seu poder de fascinação. Mas qual é a verdade histórica por trás desses mitos? Por meio das últimas descobertas arqueológicas, Mistérios Bíblicos (The Mysteries of the Bible) revela os eventos reais que explicam as histórias bíblicas mais desconcertantes.
O primeiro episódio do especial é Seguindo os passos de Jesus. Considerado a pessoa mais famosa da história, Jesus foi descrito como um líder curador, anarquista e até mesmo feminista. No entanto, o que se sabe sobre ele? Jesus realmente existiu? Há vestígios de suas histórias? E quem imaginaria que essa religião chegaria a dois bilhões de fiéis no século XXI?
Em seguida, Os milagres de Cristo explora os feitos milagrosos de Jesus, desde Canaã, onde transformou água em vinho, até as margens do lago Tiberíades, quando multiplicou os pães. Como a ciência, a arqueologia e as novas tecnologias podem nos aproximar dos reais acontecimentos que inspiraram o Cristianismo durante dois mil anos?
Classificação Indicativa: livre
- 19h05 – Provando a Existência de Deus
Durante milhares de anos, o homem tem buscado a prova tangível da existência de Deus. Ao longo da história, houve momentos em que a ciência e a fé convergiram, frequentemente com efeitos explosivos. Provando a Existência de Deus (Proving God) traz opiniões de físicos que estão em busca da mítica “partícula de Deus”, que acreditam ser o componente-chave para a própria vida. O especial também aborda os avanços do cientista Stephen Hawking, falecido em março de 2018, na possível explicação da criação da Terra a partir do Big Bang, e a busca pelo “Gene de Deus”, um fenômeno genético que tanto católicos quanto monges budistas parecem inflamar durante a oração.
CI: 10
- 20h35 – Em Busca do DNA de Jesus
Em Busca do DNA de Jesus investiga os descendentes do homem mais famoso da história, Jesus. Afinal, se Ele andou pela Terra, pode ter formado uma família e seus descendentes estejam vivendo entre a humanidade.
O objetivo deste especial é estabelecer até onde pode ser reconstituída a genealogia de Jesus. Por meio da utilização da mais recente tecnologia e acesso sem precedentes aos arquivos e relíquias do Vaticano, Em Busca do DNA de Jesus cria a árvore genealógica mais detalhada na história sobre Jesus. Uma árvore com raízes profundas na antiga Bíblia e cujos ramos se estendem até hoje.
CI: 14
- 22h05 – O Papa do Fim do Mundo
Até 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires, era apenas um dos 180 cardeais da hierarquia da Igreja Católica. Hoje, como o Papa Francisco, este sacerdote com espírito missionário, tornou-se a esperança da comunidade católica mundial. O documentário argentino O Papa do Fim do Mundo (El Papa del Fin del Mundo), dirigido por Matias Guielburt, conta a história de vida do primeiro “Francisco”, o primeiro jesuíta, e também o primeiro líder não europeu da Igreja Católica desde o ano 741. E, além disso, é o primeiro papa latino-americano. Com razão ele afirmou que os cardeais tiveram que viajar para Roma para eleger o novo papa, mas para encontrá-lo tiveram que buscá-lo no fim do mundo. Mas quem é o Papa Francisco realmente? Onde viveu? Como se tornou padre? Qual foi o seu primeiro ministério e como isso influenciou na decisão dos cardeais? Este especial conta a trajetória do homem humilde que se tornou papa.
CI: 10
23h – O Último Papa
O Último Papa (The Last Pope) investiga uma profecia de 900 anos, feita por São Malaquias, que sugere que Francisco seria o último Papa da história. Nas proféticas visões do santo, ele previu a identidade de cada um dos Papas futuros.
O especial ainda desvenda se, de acordo com as previsões, seria também o fim da Igreja Católica.
São Malaquias nasceu na Irlanda, em 1094. Sua “Profecia dos Papas”, que teria sido escrita em 1148, é formada por 112 pequenas frases em latim que indicariam o número de Papas antes da destruição de Roma, do fim da Igreja Católica e do mundo. A contagem da profecia começou a partir de Celestino 2º. (1143–1144). Ele teria tido um sonho sobre os futuros Papas, quando foi chamado por Inocêncio 2º para ser nomeado bispo. Segundo sua “visão”, o atual Papa Francisco seria exatamente o de número 112, o último da Igreja Católica.
CI: 14