
“Irmãos Por Escolha”, novo documentário dirigido por Gabriel Mattar, chega ao catálogo da Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro na história a ter sido filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o dia a dia intenso de treinamento dos cadetes, homens e mulheres que — em meio às adversidades da rotina exaustiva — criam vínculos de amizade durante o processo de formação. O filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films.
Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história é centrada em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares.
Mattar também procura trazer uma perspectiva sensibilizada sobre o processo de amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduação. Sob uma perspectiva civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços.
“’Irmãos por Escolha’ poderia ter sido feito em qualquer outro universo acadêmico ou esportivo, pois seu tema fundamental é o ganho da maturidade através de superação de obstáculos. Porém, devido à natureza do campo bélico, os obstáculos físicos, psicológicos e emocionais, são mais extremados, tornando o drama mais intenso e a superação ainda maior. O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, comentou Mattar.
O longa foi apresentado nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Island, além de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado.