Grande parte dos eventos de jogos eletrônicos acontecem em São Paulo. Mas será que isso é porque é a única região interessada na modalidade? De acordo com a pesquisa da Betway, site de esports bets, não.
Na verdade, por se tratar de um grande polo comercial, São Paulo também possui bastante investimentos para o esporte. Para se ter ideia, recentemente, a capital paulista aprovou a E-Virada Esportiva, a primeira virada E-Game da América Latina. No entanto, há pessoas interessadas no e-Sport em diversas regiões do país!
38% dos jogadores são de São Paulo
Segundo o levantamento, no Sudeste, há 58% do total de jogadores do país. Só São Paulo tem 38%, o que já é um número significativo. Rio de Janeiro e Minas Gerais estão logo atrás, com 10% cada.
A segunda região com mais competidores é o Sul, com 17%. Já a localidade com menos é o Centro-Oeste (6%).
Além disso, o estudo observou que existem jogos que não possuem representantes em algumas regiões. Esse é o caso de Rainbow Six:Siege que não possui jogadores nordestinos e CSGO que não conta com jogadores do Norte.
A falta de representatividade pode ser explicada além do interesse. Fatores como o preço das máquinas e a própria conexão à internet podem ser impeditivos para que as pessoas joguem, afinal, existem regiões que não são tão desenvolvidas quanto o Sul e o Sudeste.
O que vem pela frente
Apesar dos desafios, e até barreiras que são enfrentados por alguns, é possível que os jogos eletrônicos se popularizem ainda mais. Isso porque, apenas a infraestrutura não basta para formar bons talentos no esporte.
O Norte é um exemplo disso. Embora não tenha tanta infraestrutura, a região conta com o engajamento da população e o apoio do governo. Tanto que recentemente Manaus aprovou a Lei nº188/2021 que reconhece a modalidade esportiva. Dessa forma, a tendência é que haja cada vez mais incentivo na cidade.
Por sua vez, o Centro-Oeste tem uma boa infraestrutura, porém, devido à falta de incentivo não tem formado tantos talentos quanto poderia. Olhando sob essa ótica, é possível esperar que o Norte e o Nordeste evoluam nos próximos anos, pois, mesmo quando enfrentavam desafios, já tinham bons competidores.
Um dos destaques do Norte, por exemplo, é o tricampeão brasileiro de League of Legends Alexandre “TitaN”, que disputa a Série A da Liga Brasileira de Free Fire, a competição de esportes eletrônicos mais conhecida do país.
O que ainda não se sabe é se os jogadores continuarão indo para São Paulo a fim de subir na carreira. Atualmente, para evoluir e participar de grandes competições é necessário estar próximo da capital paulista, como muitos já sabem.
De acordo com Renato “nak”, um dos maiores de Counter-Strike, o fato de morar em São Paulo o ajudou a continuar competindo. “Se não morasse em São Paulo, não teria seguido a carreira de jogador profissional, já que as melhores oportunidades estavam na capital”, afirma com exclusividade ao site Betway. Agora é esperar para ver se o e-Sports continuará se espalhando pelo país!