
Com uma curadoria que reúne mais de 180 filmes internacionais representando 74 países, o Festival do Rio 2025, que acontece de 2 a 12 de outubro, apresenta a seleção das mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies. As mostras Clássicos & Cults e Première Latina já foram anunciadas. A programação traz ao público brasileiro grandes mestres do cinema, estreias femininas na direção, documentários sobre personalidades históricas e trabalhos premiados nos principais festivais do mundo.
A presença feminina é um dos eixos centrais desta edição, com 90 filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres apenas entre os internacionais. Entre os destaques está a atriz francesa Juliette Binoche (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Paciente Inglês), que vem ao Festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho como diretora. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde (Colo, Os Mutantes) virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco. A Voz de Hind Rajab, da diretora tunisiana Kaouther Ben Hania, que emocionou o público em Veneza e levou o Grande Prêmio do Júri, é outro dos filmes muito esperados desta edição. Também integram o Panorama Mundial cineastas como Claire Denis (Bom Trabalho), com A Cerca; Agnieszka Holland (Filhos da Guerra), com Franz Antes de Kafka; e Nia DaCosta (Candyman), com Hedda. Filmes que tratam de sexismo, abuso e relações de poder, como Sem Dó nem Piedade, de Isa Willinger; e A Fúria, de Gemma Blasco, reforçam a relevância dos temas atuais que atravessam a curadoria.
Diretamente do Festival de Cannes, chegam obras como Valor Sentimental, de Joachim Trier, vencedor do Grande Prêmio do Júri; e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, vencedor na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. O filme será apresentado no Festival do Rio com a presença do diretor e da atriz Paula Dinamarca. Também exibido em Cannes – onde conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cléo Diára na mostra Un Certain Regard -, O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, será exibido no Rio com a presença do diretor, do ator Jonathan Guilherme e da própria Cléo Diára. Outro título em destaque é Um Poeta, de Simón Mesa Soto, filme da Colômbia vencedor do Prêmio do Júri na Un Certain Regard. O filme é mais um da safra de 16 produções já selecionadas até agora por seus países para disputar uma vaga no Oscar 2026 – lista que pode aumentar.
Entre os grandes nomes presentes no Panorama estão ainda La Grazia, de Paolo Sorrentino; A Cronologia da Água, de Kristen Stewart; Sonhos, de Michel Franco; Yes, de Nadav Lapid; Morra, Amor, de Lynne Ramsay; Elefantes Fantasmas, de Werner Herzog; e Balada de um Jogador, de Edward Berger, diretor de Conclave, que encerrou o Festival do Rio em 2024. A lista ainda inclui obras de Hong Sang-soo, Julia Ducournau, Kelly Reichardt, Rebecca Zlotowski, László Nemes, compondo um painel do cinema contemporâneo em toda a sua diversidade.
A mostra Expectativa, voltada para as primeiras obras de novos diretores, passa a ser competitiva em 2025 com a criação do Prêmio do Público Expectativa. São filmes do primeiro ao terceiro longa, revelando talentos de diferentes partes do mundo. Destaques incluem Surda, da realizadora espanhola Eva Libertad e vencedor do público na mostra Panorama da Berlinale; A Useful Ghost, de Ratchapoom Boonbunchachoke, que levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes; Histeria, de Mehmet Akif Büyükatalay; e Köln 75: Um Concerto Histórico, de Ido Fluk, que também vem ao Rio apresentar o longa.
Os documentários da mostra Itinerários Únicos percorrem trajetórias marcantes das artes, da política e da cultura. Entre eles, One to One: John & Yoko, de Kevin Macdonald, sobre o lendário concerto do casal; Elizabeth Bishop: Do Brasil com Amor, sobre a poeta americana que viveu no Rio; Os Diários de Ozu, de Daniel Raim; George Orwell: 2+2=5, de Raoul Peck (diretor de Eu não sou seu negro, indicado ao Oscar de melhor documentário); e Aos Pedaços: A Música de Meredith Monk, sobre a compositora e performer americana. Também fazem parte da seleção filmes dedicados ao pensamento espiritual de Krishnamurti (Krishnamurti, A Revolução do silêncio) e à sabedoria do Dalai Lama (A Sabedoria da Felicidade).
A sempre provocativa Midnight Movies reúne os títulos mais ousados e arriscados, com espaço para o terror, o erótico e a experimentação. O público poderá assistir ao suspense Lago dos Ossos, estrelado por Marco Pigossi, que estará presente no festival; além da releitura sombria da fábula da Cinderela em A Meia-Irmã Feia; da animação queer A Sapatona Galáctica; e de produções de terror vindas da Nigéria e da Escandinávia.
Convidados internacionais
O Festival do Rio receberá nomes de peso do cinema mundial. Além de Juliette Binoche e Teresa Villaverde, já estão confirmados Nadav Lapid (Yes), Pedro Pinho, Jonathan Guilherme e Cléo Diara (O Riso e a Faca), Diego Céspedes e Paula Dinamarca (O Olhar Misterioso do Flamingo), Guillermo Francella, Gastón Duprat e Mariano Cohn (Homo Argentum), Daniel Hendler (Um Cabo Solto), Gemma Blasco (A Fúria), Giulio Bertelli e Chiara Caselli (Ágon), Corrado Fortuna (ator de À Beira), Diego Ribon (ator de Elisa – O Véu da Culpa), Dorianna Leondeff (roteirista de As Provadoras de Hitler), entre outros grandes nomes. Representantes da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), incluindo seu CEO Bill Kramer, também participam da programação, fortalecendo o papel do Festival como ponto de encontro internacional.
Venda de ingressos
Os pacotes de ingressos para o Festival do Rio começam a ser vendidos no dia 25 de setembro às 14h através da Ingresso.com, e os ingressos avulsos estarão disponíveis a partir das 16h do dia 30 de setembro. Mais informações no site oficial do festival.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio da FIRJAN e Ancine. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Filmes internacionais
Panorama Mundial
- Aquilo Que Você Mata – (The Things You Kill / Things You Kill), De Alireza Khatami
- Valor Sentimental – (Sentimental Value / Sentimental Value), De Joachim Trier
- A Cláusula do Amor – (Love On Trial / Ren’ai saiban), De Koji Fukada
- O Estrangeiro (The Stranger / L’Étranger), de François Ozon
- Romaria – (Romería / Romería), De Carla Simon
- Minha Amiga Eva – (My Friend Eva / Mi Amiga Eva), De Cesc Gay
- Kokuho – O Mestre Kabuki – (Kokuho / Kokuho), De Sang-il Lee
- Alpha – (Alpha / Alpha), De Julia Ducournau
- Dossiê 137 – (Dossier 137 / Case 137), De Dominik Moll
- Brincando com Fogo – (The Quiet Son / Jouer avec le feu), De Delphine Coulin, Muriel Coulin
- Olmo: Entre o Dever e a Festa – (Olmo / Olmo), De Fernando Eimbcke
- Um Pai – (Father / Otec), De Tereza Nvotová
- A Magnificent Life – (A Magnificent Life / Marcel Et Monsieur Pagnol), De Sylvain Chomet
- Honey, não! – (Honey Don’t / Honey Don’t), De Ethan Coen
- Fernão de Magalhães – (Magellan / Magalhães), De Lav Diaz
- Yes – (Yes / Ken), De Nadav Lapid
- The Mastermind – (The Mastermind / The Mastermind), De Kelly Reichardt
- Uma Mulher Diferente – (Her Difference / Différente), De Lola Doillon
- Vida Privada – ( A Private Life / Vie privée), De Rebecca Zlotowski
- A Aventura – ( L’Aventura / L’Aventura), De Sophie Letourneur
- À Beira – (Outside / Fuori), De Mario Martone
- Dois Procuradores – (Two Prosecutors / Zwei Staatsanwälte), De Sergei Loznitsa
- Morra, Amor – (Die My Love / Die My Love), De Lynne Ramsay
- Justa – (Justa / Justa), De Teresa Villaverde
- Couture – (Stitches / Couture), De Alice Winocour
- A Mulher Mais Rica Do Mundo – (The Richest Woman in the World / La femme la plus riche du monde), De Thierry Klifa
- A Festa de Aniversário – (The Birthday Party / The Birthday Party), De Miguel Ángel Jiménez
- Franz Antes de Kafka – (Franz / Franz), De Agnieszka Holland
- La Grazia – (La Grazia / La Grazia), De Paolo Sorrentino
- La Duse – A Diva contra o Facismo – (Duse / Duse), De Pietro Marcello
- O Acidente do Piano – (The Piano Accident / L’accident de piano), De Quentin Dupieux
- Balada de um Jogador – (The Ballad of a Small Player / The Ballad of a Small Player), De Edward Berger
- Sonhos – (Dreams / Dreams), De Michel Franco
- O Que A Natureza Te Conta – ( What Does That Nature Say to You / Geu jayeoni nege mworago hani), De Hong Sang-soo
- As Provadoras de Hitler – (The Tasters / Le Assaggiatrici), De Silvio Soldini
- O Suflê – (The Souffleur / The Souffleur), De Gastón Solnicki
- Órfão – (Orphan / Árva), De László Nemes
- &Filhos (&Sons / &Sons), de Pablo Trapero
- Madre (Mother / Mother), de Teona Mitevska
- Made in Europe – (Made in EU / Made in EU), De Stephan Komandarev
- Família de Aluguel – (Rental Family / Rental Family), De Hikari
- Meu Mestre do Tênis – (My Tennis Maestro / Il Maestro), De Andrea Di Stefano
- Escrevendo a Vida – Annie Ernaux Pelos Olhos dos Estudantes – (Writing Life – Annie Ernaux Through The Eyes Of High School Students / Writing Life – Annie Ernaux Through The Eyes Of High School Students), De Claire Simon
- O Riso e a Faca – (I Only Rest in The Sun / O Riso e a Faca), De Pedro Pinho
- A Cronologia da Água – (The Chronology of Water / The Chronology of Water), De Kristen Stewart
- Fim de festa – (The Party’s Over / Fin de fiesta), De Elena Manrique
- Se eu tivesse pernas, eu te chutaria – (If I Had Legs I’d Kick You / If I Had Legs I’d Kick You), De Mary Bronstein
- Rua Málaga – (Calle Malaga /Calle Malaga), De Maryam Touzani
- Hedda – (Hedda / Hedda), De Nia DaCosta
- Diga A Ela Que A Amo – (Tell Her I Love Her / Dites-lui que je l’aime), De Romane Bohringer
- Ari – (Ari / Ari), De Léonor Serraille
- Clamor – (Bidad / Bidad), De Soheil Beiraghi
- A Cerca – (The Fence / The Fence), De Claire Denis
- A Divina Comédia – (Divine Comedy / Komedie elahi), De Ali Asgari
- Dois Pianos – (Two Pianos / Deux Pianos), De Arnaud Desplechin
- Três Despedidas – (Three Goodbyes / Tre Ciotole), De Isabel Coixet
- A Voz de Hind Rajab – (The Voice of Hind Rajab / ), De Kaouther Ben Hania
- Sonhos de Trem – (Train Dreams / Train Dreams), De Clint Bentley
- A Vizinha Perfeita – (The Perfect Neighbor / The Perfect Neighbor), De Geeta Gandbhir
- Elisa – O Véu da Culpa – (Elisa / Elisa), De Leonardo Di Costanzo
- A Costureira Húngara – (The Hungarian Dressmaker / Ema a smrtihlav), De Iveta Grofova
- In-I in Motion – (In-I in Motion / In-I in Motion), De Juliette Binoche
- A Ilusão da Ilha de Yakushima – (Yakushima’s Illusion / L’illusion de Yakushima), De Naomi Kawase
- Elefantes Fantasmas – (Ghost Elephants / Ghost Elephants), De Werner Herzog
- Remada – (Skiff / Skiff), De Cecilia Verheyden
- Sobre Tornar-se uma Galinha d’Angola – (On Becoming a Guinea Fowl / On Becoming a Guinea Fowl), De Rungano Nyoni
- Salmo Sami de Sobrevivência: Ativismo Indígena na Fronteira Ártica (The Sami Song of Survival: Indigenous Activism on the Northern Frontier), de iara lee
- Divia, a Natureza Destruída pela Guerra (Divia / Divia), de Dmytro Hresko
Expectativa
- A Marca do Tempo – ( Timestamp / Timestamp), De Kateryna Gornostai
- Um Pedido às estrelas – (Wishing on a Star / Wishing on a Star), De Peter Kerekes
- Histeria – (Hysteria / Hysteria), De Mehmet Akif Büyükatalay
- Renoir – (Renoir / Renoir), De Chie Hayakawa
- A Fúria – (Fury / La Furia), De Gemma Blasco
- Pequenos Pecados – (Little Trouble Girls / Kaj ti je deklica), De Urška Djukić
- Reconstrução – (Rebuilding / Rebuilding), De Max Walker-Silverman
- Viva um Pouco – (Live a Little / Leva lite), De Fanny Ovesen
- O Lago do Tigre – (Tiger’s Pond / Vaghachipani), De Natesh Hegde
- 1001 Frames – (1001 Frames / 1001 Frames), De Mehrnoush Alia
- Living the Land – (Living the Land / Sheng Xi Zhi Di), De HUO Meng
- Nino – (Nino / Nino), De Pauline Loquès
- Reedland – (Reedland / Rietland), De Sven Bresser
- Frutos do Cacto – (Cactus Pears / Sabar Bonda), De Rohan Parashuram Kanawade
- Nawi – Querida Eu no Futuro – (Nawi Dear Future Me / Nawi), De Toby Schmutzler, Kevin Schmutzler, Apuu Mourine Munyes, Vallentine Chelluget
- Twinless – (Twinless / Twinless), De James Sweeney
- Emoções Represadas – (Sandbag Dam / Zecji nasip), De Čejen Černić Čanak
- Nós Acreditamos em Vocês – (We Believe You / On vous croit), De Charlotte Devillers, Arnaud Dufeys
- Um Dia de Sorte em Nova York – (Lucky Lu / Lucky Lu), De Lloyd Lee Choi
- Desperta-me – (Turn Me On / Turn Me On), De Michael Tyburski
- Aisha Can’t Fly Away – (Aisha Can’t Fly Away / Eayshat lam taeud qadiratan ealaa altayaran), De Morad Mostafa
- Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe – (Put Your Soul On Your Hand And Walk / Put Your Soul On Your Hand And Walk), De Sepideh Farsi
- Me Ame Com Ternura – (Love Me Tender / Love Me Tender), De Anna Cazenave Cambet
- A Vida Secreta de Kika – (Kika / Kika), De Alexe Poukine
- Köln 75: Um Concerto Histórico – ( Koln 75 / Köln 75), De Ido Fluk
- A Hibernação Humana – (The Human Hibernation / The Human Hibernation), De Anna Cornudella
- Uma Quinta Portuguesa – (The Portuguese House / Una quinta portuguesa), De Avelina Prat
- Depois do verão – (The Stepmother’s Bond / Tras el verano), De Yolanda Centeno
- Como Inventar Uma Biblioteca – (How to Build a Library / How to Build a Library), De Christopher King, Maia Lekow
- Paraíso Prometido – (Promised Sky / Promis Le Ciel), De Erige Sehiri
- Alma de Fibra – (Kevlar Soul / Kevlarsjäl), De Maria Eriksson-Hecht
- Cara Ou Coroa? – (Heads or Tails? / Testa o Croce?), De Alessio Rigo de Righi, Matteo Zoppis
- A Vida Luminosa – (A Luminous Life / A Vida Luminosa), De João Rosas
- Estranho Rio – (Strange River / Estrany riu), De Jaume Claret Muxart
- Vozes Rachadas – (Broken Voices / Sbormistr), De Ondřej Provazník
- O sequestro de Arabella – (Kidnapping of Arabella / Il rapimento di Arabella), De Carolina Cavalli
- Ágon – O Corpo e a Luta – (Agon / Agon), De Giulio Bertelli
- Um Poeta – (Un Poeta), de Simón Mesa Soto
- Entroncamento – (Night Passengers / Entroncamento), De Pedro Cabeleira
- Górgona – (Górgona / Gorgoná), De Evi Kalogiropoulou
- O Acordo – (The Settlement / Al mosta’mera), De Mohamed Rashad
- Sem Volta – (No Way Back / Aux jours qui viennent), De Nathalie Najem
- Mãe Solo – (Solomamma / Solomamma), De Janicke Askevold
- Garotas Por Um Fio – (Girls on Wire / Xiang fei de nü hai), De Vivian Qu
- O Último Rio – (The Last Shore / La Dernière Rive), De Jean-François Ravagnan
- Hotel Amor – (Hotel Amor), De Hermano Moreira
- A Useful Ghost – (A Useful Ghost / Pee chai dai ka), De Ratchapoom Boonbunchachoke
- Sudão, Lembrem-se de nós – (Sudan, remember us / Sudan, remember us), De Hind Meddeb
- A Árvore da Autenticidade – (The Tree of Authenticity / L’arbre de l’authenticité), De Sammy Baloji
- Policiais do Matrimônio – (Marriage Cops / Marriage Cops), De Cheryl Hess, Shashwati Talukar
- Alá Não Tem Obrigação – (Allah Is Not Obliged / Allah N’Est Pas Obligé), De Zaven Najjar
- Orfeu – (Orfeo / Orfeo), De Virgilio Villoresi
- Sem Dó Nem Piedade – (No Mercy / No Mercy), De Isa Willinger
- As Garotas Desejo – (The Girls We Want / Les filles désir), De Prïncia Car
- Surda – (Deaf / Sorda), De Eva Libertad
- Fragmentos de Uma Vida Estrangeira – (Pieces of a Foreign Life / L’étrangère), De Gaya Jiji
- As Ilhas – (Islands), De Jan-Ole Gerster
- As Meninas – (Mosquitoes / Le bambine), De Valentina Bertani, Nicole Bertani
- Amor, Doce Confusão – (A Sweet Mess Called Love / Amor, Doce Confusão), De Toti Loureiro
- O Pavão – (Peacock / Pfau – Bin ich echt?), De Bernhard Wenger
- Licença Paternidade – (Paternal Leave / Paternal Leave), De Alissa Jung
- Anotações de um criminoso – (Notes of a True Criminal / Notes of a True Criminal), De Alexander Rodnyansky, Andriy Alferov
Midnight Movies
- A Meia-Irmã Feia – (The Ugly Stepsister / Den stygge stesøsteren), De Emilie Blichfeldt
- Queens of the Dead – (Queens of the Dead / Queens of the Dead), De Tina Romero
- A Sapatona Galáctica – (Lesbian Space Princess / Lesbian Space Princess), De Leela Varghese, Emma Hough Hobb
- Quase Amor – (Skinny Love / Einskonar Ást), De Sigurður Anton Friðþjófsson
- Body Blow – (Body Blow / Body Blow), De Dean Francis
- Conselhos de Um Serial Killer Aposentado – (Psycho Therapy: The Shallow Tale of a Writer Who Decided to Write About a Serial Killer / Psycho Therapy: The Shallow Tale of a Writer Who Decided to Write About a Serial Killer), De Tolga Karaçelik
- Bebê da Mamãe – ( Mother’s Baby / Mother’s Baby), De Johanna Moder
- Lago dos Ossos – (Bone Lake / Bone Lake ), De Mercedes Bryce Morgan
- Fim de Semana Macabro – (The Weekend / The Weekend), De Daniel Oriahi
- Chove Sobre Babel – (Rains Over Babel / Llueve sobre Babel), De Gala del Sol
- Saída 8 – (The Exit 8 / 8-ban deguchi), De Genki Kawamura
- Magras! – (Thinestra / Thinestra), De Nathan Hertz
- O Primata – (Primate / Primate), De Johannes Roberts
Itinerários Únicos
- Aos Pedaços: A Música de Meredith Monk – (Monk in Pieces / Monk in Pieces), De Billy Shebar
- Dalai Lama e a Sabedoria da Felicidade – (Wisdom of Happiness / Widsdom of Happiness), De Philip Delaquis, Barbara Miller
- Orwell : 2 + 2 = 5 – (Orwell : 2 + 2 = 5 / Orwell : 2 + 2 = 5), De Raoul Peck
- O Longo Caminho para a Cadeira de Diretora – (The Long Road to the Director’s Chair / The Long Road to the Director’s Chair), De Vibeke Løkkeberg
- One to One: John & Yoko – (One to One: John & Yoko / One to One: John & Yoko), De Kevin Macdonald, Sam Rice-Edwards
- Artista dos Rejeitos – (Maintenance Artist / Maintenance Artist), De Toby Perl Freilich
- Marlee Matlin: Não Mais Sozinha – (Marlee Matlin: Not Alone Anymore / Marlee Matlin: Not Alone Anymore), De Shoshannah Stern
- A Estrada de Kerouac: O Beat de Uma Nação – (Kerouac’s Road: The Beat of a Nation / Kerouac’s Road: The Beat of a Nation), De Ebs Burnough
- Elizabeth Bishop: Do Brasil do Amor – (Elizabeth Bishop: From Brazil with Love / Elizabeth Bishop: From Brazil with Love), De Vivian Ostrovsky, Ruti Gadish
- Mugaritz: Um Ateliê de Culinária – (Mugaritz: No Bread, No Dessert. / Mugaritz. Sin pan ni postre), De Paco Plaza
- Sarah McBride: A Primeira Congressista Trans – (State of Firsts / State of Firsts), De Chase Joynt
- James Howell – Pensamentos sobre o Infinito – (Thoughts of Infinity / Thoughts of Infinity), De Halina Dyrschka
- Krishnamurti, A Revolução do silêncio – (Krishnamurti, The Revolution of silence / Krishnamurti, la révolution du silence), De Françoise Ferraton
- Os Diários de Ozu – (The Ozu Diaries / The Ozu Diaries), De Daniel Raim
- Rompendo Rochas – (Cutting Through Rocks / Cutting Through Rocks), De Sara Khaki, Mohammadreza Eyni
- Como Volodymyr se tornou Zelensky – (Zelensky / And Volodia Became Zelensky), De Yves Jeuland, Ariane Chemin, Lisa Vapné
Gala de Abertura
Depois da Caçada – (After The Hunt / After The Hunt), De Luca Guadagnino
Gala de Encerramento
Hamnet – (Hamnet / Hamnet), De Chloé Zhao