Lançamento Intrínseca: “Medicina dos horrores”, de Lindsey Fitzharris

“O cirurgião era comumente visto como um trabalhador braçal, que usava as mãos para ganhar a vida, tal qual um chaveiro ou um bombeiro hidráulico hoje em dia. Nada demonstrava melhor a inferioridade dos cirurgiões do que sua relativa pobreza.”

A assepsia é uma prática tão comum nos dias de hoje que fica muito difícil de acreditar que ela simplesmente não existia nos hospitais há algumas gerações. Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris revela o chocante mundo da cirurgia no século XIX ao evocar os primeiros anfiteatros de operações — lugares abafados, onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas — e os cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos.
 
É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde os cirurgiões aprimoravam sua arte, as “casas da morte”, onde estudavam anatomia, e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.
 
Chocante e revelador, Medicina dos horrores celebra o triunfo do visionário Joseph Lister, cuja busca para atribuir um caráter científico à medicina terminou por salvar milhões de vidas. Com uma leitura de ritmo eletrizante, Fitzharris conta as inúmeras aberrações do passado: operações bizarras, cirurgiões lendários e todos os desafios e desconfianças que Lister enfrentou ao ser o primeiro médico a levar a necessidade de higiene básica e assepsia para os procedimentos.
 
LINDSEY FITZHARRIS é doutora em História da ciência e da medicina pela Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como cocriou e apresentou a série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The GuardianThe Huffington PostThe Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.
MEDICINA DOS HORRORES
Autora: Lindsey Fitzharris
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca
320 páginas
Impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...

Os 10 melhores personagens da Marvel de todos os tempos

2019 é um grande ano para os fãs do universo Marvel, com o lançamento de dois filmes muito esperados: "Capitã Marvel" e "Vingadores 4:...