Em A sexta extinção, best-seller vencedor do Pulitzer 2015 na categoria Não Ficção, a jornalista Elizabeth Kolbert mergulha em uma minuciosa investigação sobre o impacto da ação do homem na biodiversidade e, consequentemente, na aceleração das taxas de extinção de diversas espécies. Mas, mesmo depois de termos causado tantos danos ao planeta, é viável acreditarmos na possibilidade de nossas ações transformarem o meio ambiente para nos salvar? Em Sob um céu branco, que chega às lojas no Brasil pela Intrínseca, Kolbert entrevista biólogos e engenheiros genéticos e atmosféricos para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão agindo para remodelar a Terra.
Na abertura, a autora discorre sobre as contínuas experiências para controlar a proliferação da carpa asiática, peixe que foi originalmente introduzido em vias navegáveis americanas em 1963. Naquela época, os americanos estavam preocupados com os produtos químicos na água, e a carpa deveria ser a solução não tóxica para manter pragas aquáticas sob controle. Acontece que essa espécie também é muito adaptável, tem apetite voraz e é capaz de se reproduzir rapidamente. A solução encontrada para deter o seu avanço indiscriminado foi inverter o curso do rio e eletrificá-lo.
Ao longo da narrativa, ela também encontra biólogos buscando preservar o peixe mais raro do mundo, que vive em uma pequena piscina no meio do deserto do Mojave; engenheiros transformando a emissão de carbono em pedras na Islândia; pesquisadores australianos desenvolvendo um “supercoral” capaz de sobreviver a temperaturas mais altas; e físicos analisando a possibilidade de atirar fragmentos de diamantes na estratosfera para refrescar a Terra.
Segundo Kolbert, a civilização pode ser vista como um exercício de dez mil anos desafiando a natureza. Em A sexta extinção, ela explorou como nossa capacidade de destruição reconfigurou o mundo natural. Dessa vez, reflete como muitas formas de intervenção que colocaram a Terra em risco estão cada vez mais sendo consideradas a única esperança para sua salvação. Sob um céu branco é uma investigação surpreendente dos desafios que enfrentamos.
“Uma reflexão honesta e de primeira linha sobre o nosso tempo.”
NATURE