Letterboxd: Como realizar uma crítica cinematográfica concisa e coerente?

Publicidade

Com a chegada da pandemia no país, muitas pessoas passaram a destinar seu tempo livre diretamente às redes sociais, como o instagram, o YouTube, o Facebook, o TikTok e várias outras.

Isso fez com que diversas novas páginas, influenciadores e criadores de conteúdo digital surgissem em um período de tempo extremamente curto. 

Além de isso ser bom ou ruim, acima do julgamento moral, é essencial se analisar esse quadro para entender um pouco mais do atual contexto do país.

Publicidade

Neste meio tempo, inúmeras pessoas que antes não tinham tanto contato com redes sociais, hoje estão mais inseridas no meio digital do que nunca.

Inclusive, recentemente diversos veículos de informação apontaram o crescimento absurdo nos acessos ao Letterboxd, sobretudo no Brasil. Você já ouviu falar desta rede social voltada para cinéfilos?

Pois bem, o Letter é uma plataforma destinada à análise de filmes e compartilhamento destas análises. Ou seja, é criado um perfil onde se colocam informações como:

  1. Filmes favoritos
  2. Listas de filmes temáticos
  3. Filmes assistidos recentemente

Ou seja, o Letterboxd é uma rede social voltada exclusivamente para filmes e para aqueles que se dizem cinéfilos. Além de compartilhar seus gostos e preferências cinematográficas, a rede permite que cada usuário faça resenhas dos filmes já vistos.

Mas como exatamente escrever sobre o último filme que você assistiu? Como fazer uma síntese de um texto pautado em sua experiência cinematográfica? Como transformar o conceito geral do filme e sua percepção da obra em palavras?

Estudar cinema e compreender a linguagem cinematográfica

Para desenvolver uma síntese crítica bem embasada e que tenha fundamentos técnicos e teóricos, o primeiro passo é estudar a linguagem cinematográfica.

Publicidade

Afinal, se o redator da crítica não tiver domínio sobre conceitos como métodos de filmagem, tipos de atuação e diversos outros, a síntese acadêmica do filme não será tão acadêmica assim, podendo ser até um pouco rasa.

Para isso, é necessário que se estude, pegue um livro sobre cinema, como por exemplo A Linguagem Cinematográfica de Marcel Martin, ou até O Que é Cinema de André Bazin, que são bons exemplares para o estudo da sétima arte.

Com o tempo e o entendimento sobre a Linguagem Cinematográfica e suas diversas técnicas, a tendência é que sua síntese de um artigo seja cada vez mais concisa e coesa, com argumentos sólidos para defendê-la.

Portanto, o primeiro passo para conseguir desenvolver uma síntese crítica ou uma resenha, é a leitura e estudo do tema, isso é invariável para qualquer área, não apenas o cinema.

No entanto, o que é uma síntese e por que este tipo resumido de ideia é o mais adequado para se desenvolver resenhas e críticas? 

As críticas e resenhas são textos curtos e dinâmicos

Basta um acesso ao Letterboxd para ver que a maior parte das resenhas desenvolvidas pelos usuários são sínteses, ou seja, textos resumidos que expressam a ideia geral de seus argumentos, sua opinião e visão geral sobre o filme.

Publicidade

Assim, não é necessário que se domine as normas da ABNT e que se escreva de forma extremamente culta. Afinal você não estará escrevendo um livro.

Mas dominar a estrutura de uma crítica e de uma dissertação é essencial para construir textos argumentativos sólidos, que sejam capazes de sustentar sua visão.

Além disso, o Letterboxd está ganhando mais notoriedade no país apenas agora, justamente com o avanço da pandemia citado no começo da reportagem. Há alguns anos a plataforma já é utilizada, contudo, a maior parte dos usuários ainda é fã de cinema.

Como a rede social é ‘’jovem’’ ainda em território Brasileiro, diversos usuários optam por elaborar uma síntese em inglês, buscando atingir mais visualizadores.

De qualquer forma, o objetivo dos textos nestes tipos de fóruns e redes sociais é o dinamismo e passar a sua concepção pessoal de maneira rápida e direta.

A prática da leitura e da escrita são essenciais para melhorar

Podemos encontrar dois fatores principais que são responsáveis pela melhora dos textos de quem escreve:

  • Conhecimento e domínio do tema
  • Qualidade do texto

Como vimos, o conhecimento e o domínio do tema em questão, no caso cinema, só é atingido através do estudo, da leitura e do consumo de diferentes filmes.

Agora, para melhorar sua escrita de maneira geral, também não há segredo: estude e leia bastante, pratique sua escrita a fim de refinar suas ideias.

Ao longo do tempo, com o consumo de filmes de forma regular, o estudo da linguagem cinematográfica e a prática na escrita de resenhas dinâmicas e sínteses críticas, a tendência é que seus textos sejam cada vez melhores e vistos por mais pessoas!

Publicidade

Newsletter

Destaques

Crítica | La Casa de Papel (5ª temporada)

Chegou ao fim La Casa de Papel! Se prepare...

Batman | Charada é destaque em novo teaser oficial; Confira!

A Warner Bros. revelou um novo teaser de Batman. No vídeo...

Séries da Marvel na Netflix ganham data de estreia no Disney+; Confira!

As séries Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de...

Deixe um comentário