dom, 21 julho 2024

Livro inspirado em bairro parisiense será lançado em 20 de junho.

Publicidade

Cineasta e roteirista de filmes, o mais recente deles Domingo à Noite (com Marieta Severo), André Bushatsky volta à literatura com PIGALLE, que tem lançamento no próximo dia 20 de junho, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Pigalle é uma região boêmia de Paris que atrai turistas do mundo todo em busca de diversão. Foi nessa mesma região que Bushatsky se instalou durante o isolamento da pandemia. Durante essa viagem, tomou notas, mesmo no confinamento. 

“Depois do meu primeiro livro, Moridea, que faz parte do universo da literatura fantástica, queria extravasar e me desafiar a desenvolver várias partículas de ideias. Foi com essa vontade latente e andando pela cidade mais inspiradora do mundo que me propus a escrever Pigalle.” explica o diretor.

Publicidade

O livro, que é lançado pelo selo Faria e Silva, do grupo editoral Alta Books, traz mais do que um diário de viagem. É uma coleção de textos que desafiam gêneros literários, combinando elementos da crônica, dos contos, da memória. Tudo pode ter sido verdade – ou não. Ao leitor, cabe mergulhar nessa prosa poética e bem humorada que registra de forma colorida o cotidiano parisiense pelo prisma pessoal. Há também capítulos curtos, chamados de Pigalleando, que são pequenas anedotas sobre o bairro, sobre a vida na cidade.

O escritor e roteirista Guilherme Vasconcellos reflete sobre as inspirações de André para o livro: “Foi no bairro boêmio de Paris, cintilante em neon e luz vermelha, entre moinhos mundanos e colinas sagradas, que o múltiplo – diretor, documentarista, produtor, roteirista, escritor – e incomum André Bushatsky se instalou em pleno isolamento da pandemia, bem acompanhado de companhias mitológicas – Picasso, Apollinaire, Hemingway, Van Gogh, Joséphine Baker, Paul Signac, Toulouse Lautrec, Ivan Turguêniev, tantos, aos pontapés e piruetas de cancan, solstícios festivos, e a voz rasgada de Yvette Guilbert. Por sorte de André, ele também esteve, e segue, por sorte maior, acompanhado da mulher amada. E, por sorte do leitor, fez-se acompanhar das notas viajantes que colheu, fiou, teceu e compôs. Se o confinamento da pandemia deteve deslocamentos e aproximações, não foi obstáculo à observação e à imaginação que resultaram neste livro”.

Roteirista experiente, Bushatsky encontra na criação de imagens um dos pontos mais fortes de seu livro. A combinação entre cinema e literatura aparece não apenas nas menções a filmes ou salas, mas na composição imagética dos textos. 

“Quem gosta de cinema, tende a gostar de cinema francês. Já nas primeiras páginas do livro, invoco Truffaut, mas também não posso deixar de citar outra inspiração, o longa “Meia Noite em Paris”, do Woody Allen. Misturando linguagens, autores e inspirações, nasceu Pigalle.” relata o cineasta.

PIGALLE é um livro incomum e único, que desvenda um bairro ícone parisiense pelo olhar de um cineasta que, ao mesmo tempo, resgata sua própria história de vida e suas experiências. É como se ele levasse o leitor ou a leitora com ele em sua jornada. Mais do que textos, uma conversa divertida, espirituosa e iluminadora.

“Os pratos servidos nesse livro são muito diferentes, mas o vinho do estilo harmoniza a refeição. Bom apetite”, elogia o roteirista e escritor José Roberto Torero.

Publicidade

PIGALLE é um lançamento do selo Faria e Silva do grupo editorial Alta Books. 

O lançamento do livro com a presença do escritor será no dia 20 de junho, a partir de 19h, na livraria Travessa do Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Piso Superior).

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Um Lugar Secreto

"Qual é a sensação de ser adulto?" Essa é...

Crítica | The Acolyte

      Star Wars possui um legado imenso e seria redundante...

The Boys | Eric Kripke revela detalhes da 5ª temporada; Confira!

Em entrevista ao Deadline, Eric Kripke revelou detalhes sobre a...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]