Sam Wilson (Anthony Mackie), o novo Capitão América, já está provando ser um sucesso digno do venerável Steve Rogers. Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, o mais recente filme da Marvel Studios em cartaz nos cinemas, o novo super-herói carrega o icônico escudo de estrela e evita um conflito global sem precedentes. Porém, ele não é o único que está dando o que falar.
O longa também marca a chegada do Hulk Vermelho ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU), o esmagador antagonista dos Vingadores que vibra dentro de Thaddeus Ross, agora no papel do Presidente dos Estados Unidos e interpretado pelo ator Harrison Ford.

Através da figura de Ross, a nova história de Capitão América: Admirável Mundo Novo se conecta diretamente com O INCRÍVEL HULK, filme de 2008 que introduziu o general belicoso no MCU, interpretado pelo falecido ator William Hurt ao longo de outros quatro filmes: CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL, VINGADORES: GUERRA INFINITA: VINGADORES: ULTIMATO e VIÚVA NEGRA(todos disponíveis no Disney+). Agora, o ex-general e ex-secretário de Estado é o novo presidente dos Estados Unidos que quer alcançar a paz mundial, até que um atentado contra sua vida na Casa Branca dá início a uma série de eventos chocantes.
A nova versão de Ross apresentada por Ford é sábia e ponderada, distante da postura bélica e intransigente que caracterizou o personagem nas versões anteriores. “Eu procurei trazer para o papel do presidente uma realidade emocional, um conflito interior que pudesse ser desenvolvido dentro da história geral. Eu queria trazer um pouco do comportamento e contexto humano para todas as coisas fantásticas que estão acontecendo ao redor dele”, diz Ford.
Por sua vez, o diretor Julius Onah garante que o ator deixa uma marca muito valiosa no personagem. Ele diz: “Harrison traz um grande peso para Ross. Ele assumiu o lugar de Will Hurt, mas tornou o personagem muito próprio e lhe deu uma humanidade incrível. Ele consegue transmitir uma textura e uma vulnerabilidade especiais em momentos importantes. Ross se torna uma figura incrivelmente imponente no filme e alguém que tem seu próprio arco narrativo, um arco muito poderoso. Foi muito interessante traçar esse arco com Harrison e vê-lo construir esse personagem da maneira que é tão característica dele”.

O personagem de Ross não é novidade no MCU, mas sua transformação no Hulk Vermelho é marcante. No entanto, além de sua impactante presenta, o diretor Julius Onah destaca a importância simbólica que tem a natureza do Hulk Vermelho no filme. “O Hulk Vermelho se torna um ponto de referência muito interessante pelo que ele representa, especialmente para algum de nossos personagens principais. Ele é, em essência, a manifestação daquela parte de nós que muitos querem reprimir ou deixar de lado. Isso é o que atormenta esses personagens, de modo que o Hulk Vermelho se torna um personagem muito carregado de simbolismo, incorporando muitos desafios que os personagens estão tentando superar de uma forma realmente dramática e poderosa”, observa.
OUTROS CAMINHOS A PERCORRER
Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, Thaddeus Ross e o Hulk Vermelho têm um poderoso arco narrativo que afeta diretamente os eventos centrais do filme. Não há dúvida de que a presença do gigante vermelho é memorável, mas… será que ele veio para ficar? Que novos rumos serão tomados no MCU? Ford comenta, rindo: “Não sei o que o futuro reserva para o Hulk Vermelho. Não tenho ideia de onde um Hulk pode encontrar trabalho hoje em dia, exceto no Universo Cinematográfico Marvel e na companhia de outros Hulks. E se imagino a possibilidade de o velho Vermelho aparecer novamente em algum momento, fico muito feliz”. Sem dúvidas, os fãs também.
Em Capitão América Admirável Mundo Novo, após se encontrar com o recém-eleito Presidente dos Estados Unidos Thaddeus Ross, Sam se encontra no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir o motivo por trás de um plano global nefasto antes que o verdadeiro responsável transforme o mundo.
O novo longa da Marvel Studios é estrelado por Anthony Mackie, Danny Ramirez, Shira Haas, Carl Lumbly, Xosha Roquemore, com Giancarlo Esposito, Liv Tyler, Tim Blake Nelson e Harrison Ford. O filme tem direção de Julius Onah e produção de Kevin Feige e Nate Moore. Louis D’Esposito e Charles Newirth são os produtores executivos. O roteiro é de Rob Edwards, Malcolm Spellman & Dalan Musson e Julius Onah & Peter Glanz. A história é de Rob Edwards, escrita com Malcolm Spellman & Dalan Musson.
Capitão América: Admirável Mundo Novo está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.