Matrix | 20 anos de uma obra revolucionária!

Há 20 anos estreava nos cinemas uma das franquias de filmes mais revolucionárias de todos os tempos: Matrix. Numa época com internet discada, aluguel de fita VHS, sem Facebook, sem Vingadores. Um filme com um orçamento mediano (US$ 63 mi) e com duas diretoras pouco conhecidas (as irmãs Wachowski) prometia mudar tudo que conhecemos, e mudou! Nós do Estação Nerd separamos algumas influências que Matrix deixou na história do cinema e no mundo. Confira!

SER GEEK/NERD É “VERY COOL”

Em 1999 não era legal ser Geek/Nerd. E se você fosse, você seria alvo de piadas (não me refiro as piadas do The Big Bang Theory), mas sim ao bullyng. Neo, o herói de Matrix interpretado por Keanu Reeves (Constantine), podia não ser fã de quadrinhos, mas era um nerd de carteirinha: trabalhava programando softwares e atuava como hacker nas horas vagas (sem contar que guardava seu dinheiro num falso livro de Baudrillard). Quer algo mais nerd que isso?



O conceito de nerd/geek da época aliás costumava se referir mais à paixão por tecnologia do que ao consumo de livros e quadrinhos, mas essa ideia foi se transformando ao longo da década seguinte, incorporando parte da cultura pop. Hoje, quem diria, é “legal” ser geek! Thanks, Neo!

A REALIDADE NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO A GENTE PENSA…

Ok, este não é um conceito novo. Já vinha sendo discutido desde o início do (outro) século por grandes autores. Mas o que Matrix fez foi trazer de volta à pauta a importância da dúvida.

Trazendo Platão à conversa de bar, os Wachowski abriram espaço para que outros filmes entrassem no debate sobre “o que é real”: A Cela, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, A Origem, Oblivion…

REVOLUÇÃO NOS EFEITOS ESPECIAIS

É praticamente impossível pensar em Matrix sem se lembrar do Efeito Bullet Time usado nas cenas de Neo desviando de um tiro. Essa tecnologia foi desenvolvida ainda na década de 1990 e consiste em filmar uma cena utilizando diversas câmeras dispostas em círculo e disparadas de maneira sequencial. Depois de Matrix, o Bullet Time foi empregado amplamente em comerciais, vídeo clipes e outros filmes.

NOVOS TEMPOS, NOVOS… HERÓIS?

Entre os anos 90 e os 2000, muito graças a Matrix, os hackers tiveram seus status alterados de vilões para heróis – ou pelo menos anti-heróis, dependendo de suas intenções.

Hackers da vida real começaram a ser vistos como personagens em busca da verdade, como foram os jornalistas nas décadas anteriores (quando Clark Kent e Tin Tin eram os exemplos de justiceiros).

A VOLTA DO KUNG FU

Filmes de artes marciais existem há muito tempo, mas, em geral em 1999 eram no máximo, protagonizados por Jackie Chan ou restritos a audiências mais alternativas. Quando Matrix misturou o charme das coreografias de Yuen Woo-ping (O Tigre e o Dragão) com a brutalidade das armas de fogo, a arte oriental de repente caiu no gosto da massa ocidental.

Depois disso, Kill Bill, As Panteras e Sucker Punch, para citar alguns, abraçariam também as artes marciais de um jeito bem americano.

MODA E CULTURA POP

Além disso é impossível falar de “Matrix” sem citar a sua estética que mistura as roupas pretas e os óculos escuros, além de sua fotografia azul esverdeada cheia de significados que faz o filme ser um marco na cultura pop sob a influência cyberpunk.

Outro aspecto inesquecível criado por Matrix é o “código Matrix”, a chuva de caracteres em verde limão que representa a realidade virtual, e a dicotomia entre conhecimento/liberdade/aflição e ignorância/prisão/felicidade representado pelas pílulas vermelha e azul oferecidas por Morpheu a Neo.

Matrix pode em breve ganhar uma continuação/reboot, estrelada por Michael B. Jordan (Pantera Negra). Enquanto isso não ocorre por que não aproveitar esse domingão e rever este clássico moderno? Os 20 anos do filmes é uma boa desculpa para isso.

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
O pagode anos 90 moldou meu caráter.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

SE LIGA

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...