Microsoft enxergou o potencial de Minecraft e abraçou a oportunidade de adquiri-lo, comprando pelo valor de 2,5 bilhões de dólares do seu criador Markus ‘Notch’ Persson, no dia 15/09/2017. Na época o jogo já havia conquistado um sucesso considerável, mas só agora podemos ter uma noção factual do verdadeiro sucesso que o jogo obteve, fazendo com que este se tornasse o jogo mais bem sucedido comprado pela Microsoft.
Aproveitando a oportunidade da comemoração dos 10 anos de anivérsário do game, onde também foi anunciado o seu novo modo em realidade aumentada, o Minecraft Earth, foi revelado que Minecraft alcançou a marca de mais de 176 milhões de cópias vendidas, somando as vendas de todas as plataformas onde o jogo está disponível e suas diferentes versões.
Em registros oficiais, Minecraft se torna o jogo mais vendido de todos os tempos, porém, existem jogos onde não é possível contar exatamente quantas unidades foram vendidas ao longo do tempo, como é o caso de Teteris, por exemplo, que pode ter ultrapassado este número, porém, não há como ter um valor exato. Estima-se nesse caso, que Teteris tenha vendido entre 170 a 425 milhões de cópias, o que é uma imprecisão gigantesca, com números que divergem dependendo da fonte que faz a contagem destas vendas.
O único outro jogo que possui um número oficial de vendas que conseguiu ultrapassar os 100 milhões, foi Grand Thief Auto V, que obteve cerca de 110 milhões de vendas registradas.