qui, 19 maio 2022

Miss França | Confira o trailer do filme dirigido por Ruben Alves

Publicidade

Conhecido por “A Gaiola Dourada”, o ator e cineasta luso-francês Ruben Alves encontra em MISS FRANÇA um material farto para discutir questões extremamente contemporâneas: as de gênero. Transitando entre o drama e a comédia, o longa chega aos cinemas brasileiros em 19 de maio, com distribuição da Pandora Filmes.

O filme é protagonizado por Alexandre Wetter, jovem modelo da Jean-Paul Gaultier, que, se valendo de sua androginia, interpreta aqui Alex, um jovem não binário, decidido a vencer o concurso de beleza Miss França. Por esse trabalho, o ator estreante foi indicado ao César, em 2021, como revelação masculina mais promissora.

Para participar do concurso, Alex assume o nome de Alexandra, e, cercado de sua família, enfrenta as fases e percalços do concurso. Ele conta com a ajuda da travesti Lola (Thibault de Montalembert), que cuidará de sua estética e da transformação física. Já Randy (Moussa Mansaly) e Ahmed (Hedi Bouchenafa) serão responsáveis por suas redes sociais.

Publicidade

Em entrevista ao site português C7nema, Alves conta que MISS FRANÇA surgiu de seu contato com Wetter e da vontade de descobrir quem somos. “Tinha muitas ideias, já tinha escrito coisas com as quais não estava contente, que não me satisfaziam completamente. Quando encontrei o Alexandre, toda a sua luz – até porque é alguém muito positivo – fascinou-me. Ele contou-me a sua história e fiquei fascinado. A coragem que temos que ter hoje em dia para sermos diferentes numa sociedade que dá uma imagem super libertina, mas afinal – e cada vez menos – aceita a diferença.”

Já o modelo e ator também confessa, em entrevista à Vogue, que o filme foi um excelente desafio. “Tive de me adaptar à personagem. Apesar de termos muito em comum, tive de aprender muito com a personagem. O Ruben [Alves] deu-me uma oportunidade de ouro de interpretar uma personagem muito sútil, para a qual a precisão era uma prioridade.”

Ele também aponta que Alex é uma personagem universal, “que vai além do sexo e do gênero. É uma personagem determinada a viver os seus sonhos e dar ouvidos aos seus desejos – e então decide aceitá-los e desafiar a ordem estabelecida. Esta personagem fala para toda a gente, até para aqueles que vivem bem neste mundo padronizado e que podem ajudar pessoas que não correspondem ao standard a fazer da sua unicidade um ‘não-assunto.’”

Alves, que assina o roteiro com Elodie Namer, conta que pediu ajuda a Sylvie Tellier, ex-Miss França e atual diretora do concurso. “Estive com ela no início e disse: Sylvie, tem de me dizer uma coisa, senão para mim é muito difícil escrever algo que na minha cabeça penso que é impossível. Era possível acontecer isto? Ela disse: ‘Era, pela razão muito simples que eu nunca vou ver se é uma mulher ou um rapaz. Vejamos que o Alex é completamente mulher e tem os documentos falsos. Eu nunca vou ver se é ou não é’. Aliás, ela disse-me que há dois anos teve algumas dúvidas numa candidata em Toulouse e não a escolheram, pois não queriam ter um escândalo. Mas se calhar, até já tiveram e nunca se soube. Na minha cabeça, ela disse-me que era possível, por isso…

Daniel Antero, na revista Sapo, escreve que “Filme simpático, MISS FRANÇA, que pretende ser entretenimento familiar com ingenuidade, doçura e humor, vale-se da intrínseca familiaridade de Alexandre Wetter com a sua personagem. Delicado, de rosto iluminado, centra todas as atenções, revelando emoções que certamente viveu, com um encanto natural e experiente.

MISS FRANÇA será lançado no Brasil pela Pandora.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Crítica | La Casa de Papel (5ª temporada)

Chegou ao fim La Casa de Papel! Se prepare...

Crítica | O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas

Cheio de expectativas, O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações...

Crítica | Vai Dar Nada

Estreia nesta quarta no streaming do Paramount+, Vai Dar...

Pacificador | John Cena quer casar James Gunn usando a roupa do personagem da série

Em entrevista à revista People, John Cena comentou que estaria...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário