A partir de setembro de 2023 iremos escolher novamente o nosso destino no universo dos games com a chegada de Mortal Kombat, que será lançado exclusivamente para os consoles de nova geração Playstation 5, Xbox Series X/S além de PC e Nintendo Switch. O jogo será um reboot oficial de toda a série de jogos que iniciou-se em 1992 foi desenvolvida e publicada pela empresa Midway encerrou suas atividades em 2011. Sendo os direitos da franquia transferidos para a Warner Bros que fundou a NetherRealm Studios a partir da Warner Bros Chicago.
A história acontece após os eventos do recente título Mortal Kombat 11, com o agora deus do fogo Liu Kang criando uma nova realidade após vencer Kronikao a guardiã do tempo. No Online Stress Teste que tivemos acesso não pudemos avaliar muitos componentes do vindouro título da NetherRealm. Mas foi possível conhecer as novidades relacionadas as mecânicas de jogo que tornam o novo Mortal Kombat um título promissor em questão de combate.
No teste foi possível utilizar 4 dos 24 personagens que estarão inicialmente disponíveis no jogo, sabendo que haverão novidades que irão chegar em conteúdo adicional. Os personagens disponíveis são Sub-Zero, Kitana, Kenshi e Liu-Kang além de 3 dos 16 Kameos que foram Kano, Sonia Blade e Jax.
Foi possível jogar em um modo denominado torre klassica com 4 combates além do combate online entre os jogadores participantes do stress test. A existência dos kameos no jogo é uma mudança altamente positiva na dinâmica de luta, permitindo o improviso na defesa ou ataque utilizando o personagem auxiliar, algo que não é muito comum no gênero. Desta forma caso não seja possível defender de um golpe, combo ou usar o combo breaker o personagem de suporte se torna um excelente recurso de proteção, assim como ao atacar combinar com um ataque especial do mesmo. Apesar da existência do lutador de suporte não ser uma novidade no universo dos games, este elemento agregado ao universo de Mortal Kombat retoma algo que considero a maior virtude da franquia, a fluidez em aspectos de combate. Os comandos não são tão complexos sendo possível combina-los a medida que se realiza uma ofensiva contra o adversário. Outro elemento interessante é que possível saber quantidade de dano de cada combinação e tipo de defesa, algo que para um jogador mais estratégico, assim tornando-se interessante elaborar a sua sequência de ataque personalizada. Além dos ataques é interessante a quantidade de movimentos especiais que estão disponíveis classificados entre aqueles utilizados durante o combate, fatalities, brutalities e o fatal blow sendo uma combinação entre o lutador principal e suporte que pode ser defendida caso bloqueada no tempo certo.
Em aspectos gráficos o que foi revelado é bem fluído, não havendo queda de frames, boa cinemática dos ataques, ferimentos e dinâmica de cenário. Apesar de ser apenas uma amostra para teste o jogo graficamente não demonstra instabilidade, mas sempre é necessária cautela neste quesito tratando-se da versão final. Quanto ao combate online não houve problemas em relação ao match making, perda de pacotes que causam delay em combate ou queda durante a partida. Sendo possível jogar por uma quantidade considerável de horas sem problemas durante as partidas ou a perda da conexão com o servidor enquanto esta em uma disputa.
Apesar de ser limitado, não ter este tipo de obstáculo em um estágio inicial de teste é algo que considero importante, dada a interação de toda a comunidade de gamer com o jogo online. Outro efeito interessante que retorna para as disputas online é o quitality, recurso inaugurado em Mortal Kombat X quando um jogador desiste do jogo antes do final do combate e o seu personagem destrói a si mesmo.
Mesmo sendo um teste Mortal Kombat 1 mostra-se um jogo muito promissor tratando-se de suas mecânicas de combate, agora resta saber futuramente como estas mecânicas e elementos que foram combinados funcionam em uma diversidade de modos de jogo e quais conteúdos estarão disponíveis em sua versão final.