Seguindo na contramão da indústria hollywoodiano, muitas mulheres descobriram no cinema experimental uma forma de romper com os gêneros instituídos por homens. Surgiram então nomes em diferentes épocas, como Agnès Varda e Chantal Akerman, que mostram que elas conquistaram espaço. O Cinematógrafo, da Rede Minas, traz o tema para a atração. Nesta sexta (16), a professora da UFMG Roberta Veiga vai falar sobre o assunto.
A ousadia que levou as mulheres para trás das câmeras também conquistou espaços no Brasil. Em Minas Gerais, a cineasta e presidente da Associação Maxakali de Aldeia Verde, Sueli Maxakali, começou a produzir filmes focados na cultura indígena. Ela participa do Cinematógrafo e conta sobre os trabalhos que conquistaram público dentro e fora das aldeias.

A jornalista Larissa Padron, do canal Fora do Padron, é outra convidada do programa. No quadro “Ponto de Vista”, ela fala sobre a série Fleabag, de Phoebe Waller-Bridge, vencedora do Emmy. Lançada em 2016, a série continua atual. A comédia dramática traz a história de uma jovem adulta que está aprendendo a lidar com seus problemas e questões pertinentes à feminilidade e ao amadurecimento. De forma bem humorada e inteligente, Phoebe Waller-Bridg, que também assina o roteiro e interpreta a personagem, traz questões muito próximas às mulheres contemporâneas.
Com apresentação do jornalista Fernando Tibúrcio, o Cinematógrafo, da Rede Minas, vai ao ar nesta sexta, dia 16/04, às 20h30. O público também pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.