dom, 22 dezembro 2024

Mussum, o filmis | Novas imagens divulgadas de personagens reais que participaram da história do ex-trapalhão

Publicidade

Nomes de peso dão vida a personagens reais em “Mussum, o filmis”, longa que narra a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido popularmente e eternizado por todo o Brasil pelo apelido de Mussum. Narrando a trajetória do ex-trapalhão, a cinebiografia dirigida por Silvio Guindane, com roteiro assinado por Paulo Cursino, reúne um vasto e talentoso elenco interpretando personagens reais que cruzaram com o caminho do comediante e sambista. No dia 2 de novembro, o longa estreia nacionalmente em mais de 400 salas. O filme teve a produção da Camisa Listrada, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e Rio Filme, e distribuição da Downtown Filmes. 

Premiado com seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor ator para Ailton Graça, “Mussum, o filmis” tem lotado sessões de pré-estreia com a presença do elenco por todo o país. O filme passou por exibições de gala no Festival do Rio, na Mostra São Paulo e em Belo Horizonte, além de um evento aberto ao público na quadra da Mangueira, a clássica escola de samba em que Mussum desfilou por anos e atuou como diretor da ala das baianas. Antes de chegar em circuito nacional, a produção retorna hoje ao Rio de Janeiro em uma última pré-estreia, às 20h30, no Shopping Downtown. 

“Mussum, o filmis” traz grandes figuras da cultura brasileira para dividir a tela com o protagonista. Entre elas, Grande Otelo (Nando Cunha), Alcione (Clarice Paixão), Jorge Ben (Ícaro Silva), Cartola (Flávio Bauraqui), Chico Anysio (Vanderlei Bernardino), Garrincha (Wilson Simoninha), Boni (Augusto Madeira), Nilton da Mangueira (Mussunzinho), Milton Carneiro (Marcello Picchi) e Elza Soares (Larissa Luz). O roteirista do longa, Paulo Cursino, afirma que o trabalho de pesquisa para o projeto foi enriquecedor: 

Publicidade

“Foi uma pesquisa inspiradora. Mussum viveu em um dos períodos mais ricos da música e da televisão brasileira. Onde olhávamos sempre tinha alguém famoso e importante para nossa história – musical, e até política – com quem Mussum cruzou. O bar em que Mussum se apresentou com os Originais do Samba, acompanhado da Elza Soares, por exemplo, era frequentado pelo Presidente João Goulart.”, afirmou Cursino. 

Ainda segundo o roteirista, um dos principais desafios do projeto foi justamente escolher entre as participações históricas que entrariam na versão final. 

“O maior trabalho foi selecionar essas celebridades e nomes da nossa música para poder construir esse roteiro. Era tanta gente legal que cruzou caminho com o Mussum que cheguei a escrever, por exemplo, uma cena em que os Originas do Samba se apresentavam com a Elis Regina, outra cena que também escrevi foi quando se apresentaram em um festival que estava a Tina Turner. A vida do Mussum foi muito rica e tivemos que selecionar essas participações. Acabamos fazendo uma seleção ótima que valorizou muito a música e o humorismo brasileiro, explorando a relação dele com nomes como Chico Anysio e Grande Otelo.”, destacou. 

O longa também revive o famoso grupo que alegrou as tardes da televisão brasileira, “Os Trapalhões”. O quarteto é composto por Felipe Rocha (Dedé Santana), Gustavo Nader (Zacarias), Gero Camilo (Didi) e o protagonista Ailton Graça, que vive a fase adulta do comediante. Antes de se tornar Mussum, “Carlinhos” é interpretado pelo ator mirim Thawan Lucas Bandeira (infância) e Yuri Marçal (jovem). 

“Mussum, o filmis” chega aos cinemas no dia 2 de novembro, e os números já mostram a expectativa do público em conhecer a história de vida do ex-trapalhão. O trailer do longa já soma mais de 3 milhões de visualizações nos canais da Downtown Filmes e Ingresso.com. 

Aos espectadores que saírem dos cinemas com vontade de saber ainda mais sobre o comediante, outro lançamento especial está por vir – dessa vez, no formato de podcast. No dia 2 de novembro, também chega ao portfólio da Globo ‘Mussum, o podcastis’, um projeto em companion com o longa. Trata-se da primeira produção em áudio feita em parceria entre g1 e Globo Filmes, documentando a história de vida de Mussum e aprofundando o universo retratado na cinebiografia. Serão cinco capítulos com entrevistas e depoimentos resgatados de amigos, familiares e personalidades que conviveram com o icônico comediante carioca. Os episódios serão publicados semanalmente às quintas-feiras. ‘Mussum, o podcastis’ estará disponível gratuitamente no g1, Globoplay e nas plataformas de áudio. Produzido pelo jornalismo Globo, é apresentado por Marina Lourenço e Kaíque Mattos, do g1. 

Publicidade

Sinopse

“Mussum, o filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Interpretada por Angelina Jolie, saiba quem foi Maria Callas

MARIA CALLAS é o novo filme do diretor chileno...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]