
Neusa Borges estrela “Os Quatro dos Passos”, novo filme infantojuvenil dirigido por Beatriz Silva e Yasser Socarrás, e produzido pela Filmes de Apartamento. O longa marca o retorno da atriz para as telonas e para sua terra natal, Florianópolis, onde está sendo rodado, e traz Neusa na pele da carismática e misteriosa Dona Chica. A personagem é bisavó dos protagonistas, que vão embarcar em uma aventura descrita pelos diretores como um encontro entre “Os Goonies” e “A Bruxa de Blair” ambientado na cidade de Florianópolis e com a cultura brasileira em destaque.

“Os Quatro dos Passos” traz uma trama que mistura gêneros – aventura, comédia, romance e suspense – e linguagem – animação, live-action e found footage – e acompanha as aventuras de Francisca, Jacinto, Lúcio e Camila, quatro amigos, que se unem para tentar escapar da recuperação, na escola. Para isso, eles buscam a ajuda de Dona Chica, bisavó de dois deles, que os ajudará a desvendar os mistérios em torno da imagem do Senhor dos Passos, santo da igreja católica que movimenta milhares de fiéis com a Procissão do Senhor dos Passos, reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil.
A diretora Beatriz Silva conta que entendeu a importância do longa assim que recebeu o roteiro de Glauco Broering. “Desde o início, enxergamos muito potencial no roteiro, não só pela força da referência cultural, mas pela forma como ela é apresentada: a partir do olhar de adolescentes.” Além de apostar na conexão com o público jovem, Beatriz Silva ressalta ainda que o filme dialoga com clássicos do cinema infantojuvenil dos anos 80 e 90, evocando a nostalgia para os adultos.
Outro ponto importante ressaltado pelo diretor Yasser Socarrás é a representatividade do longa. “Termos quatro adolescentes negros protagonizando uma aventura é algo que distingue nosso filme. Como é sabido, são poucos os longas que têm este perfil de protagonistas, sobretudo quando se contam histórias como a nossa, onde a curiosidade, aventura e diversão são os propulsores da narrativa.”
“Os Quatro dos Passos” será distribuído nos cinemas pela Descoloniza Filmes.