
“O Agente Secreto” chegou a 184 cinemas de 146 cidades da França nesta quarta-feira, 17, conquistando o público, e estreando na vice-liderança das bilheterias francesas, atrás apenas de outro lançamento da semana, o novo “Avatar”. Além disso, o filme de Kleber Mendonça Filho teve uma recepção historicamente positiva por parte da crítica especializada. Principal jornal do país, o Le Monde definiu o longa como “obra-prima”, e outras importantes publicações locais também abraçaram a produção:
“Um filme político, engraçado e sensual”
Libération
“Aviso: nascimento instantâneo de um clássico do cinema”
Les in rocks
“Um thriller impressionante no estilo de um filme de espionagem”
Télérama
“Um filme que te agarra pelas entranhas”
Elle
“Um magnífico thriller político”
Les cahiers du cinéma
“Kleber Mendonça Filho assina seu melhor filme, de riqueza inesgotável”
Politis
“Brilhante”
La Tribune Dimanche
“Imenso”
Le Parisien
Wagner Moura também foi um dos destaques para a crítica francesa. “Um grande filme sobre o domínio da ditadura com um magnífico Wagner Moura,” afirma a revista Le Nouvel Obs. A Vogue aponta o baiano como “um dos melhores atores da atualidade”, e a GQ afirma: “Wagner Moura brilha no esplêndido ‘O Agente Secreto’”.
A trajetória de “O Agente Secreto” pelos cinemas do mundo segue agora para o circuito comercial de Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e demais estados da América do Norte (19/12), Itália (29 de janeiro) e Reino Unido e Irlanda (20 de fevereiro). O filme continua em exibição na Alemanha e em Portugal.
No Brasil, o filme bateu a impressionante marca de 1 milhão de espectadores – juntando-se a “Chico Bento” como os únicos lançamentos brasileiros do ano a garantir esse feito. É a maior bilheteria da história da carreira de Kleber Mendonça Filho e da história da Vitrine Filmes.
“O Agente Secreto” na temporada de premiação
Com mais de 30 prêmios já garantidos (veja aqui a lista completa), “O Agente Secreto” segue como um dos principais destaques da temporada de premiação. No Oscar, o filme avançou na corrida ao garantir uma posição na shortlist das categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco (Gabriel Domingues). No dia 22 de janeiro, serão reveladas as indicações finais à maior premiação de cinema do mundo. O filme foi reconhecido com nomeações ao APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), onde concorre nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Atriz (Alice Carvalho). Foi indicado a Melhor Elenco, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Design de Produção no Florida Film Critics Circle. Saiu vencedor de cinco prêmios no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Direção de Arte, Montagem e Música Original. No Globo de Ouro, o longa conquistou três nomeações, um recorde para o Brasil, que, pela primeira vez, compete na categoria de Melhor Filme de Drama. A produção concorre ainda a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. O ator baiano é também o primeiro latino-americano indicado na categoria de Melhor Ator no Critics Choice Awards, premiação em que o longa concorre ainda a Melhor Filme de Língua Estrangeira. No Spirit Awards, principal premiação do cinema independente na temporada, “O Agente Secreto” compete pelo prêmio de Melhor Filme Internacional. Já no Lumières, premiação da crítica francesa, a indicação do filme é na categoria de Melhor Coprodução Internacional. A lista de nomeações continua com o San Diego Film Critics Society (SDFCS) Awards e o San Francisco Bay Area Film Critics Circle, que selecionaram o filme para competir por Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura).
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras.


