
O premiado “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que comemora 60 anos de existência em 2025, que será realizado entre os dias 12 e 20 de setembro na capital brasileira. A exibição faz parte da programação de sessões especiais que antecedem o lançamento do filme no circuito comercial, no dia 6 de novembro. A sessão contará com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz, e de parte do elenco.
A participação de “O Agente Secreto” no Festival de Brasília é especialmente significativa para Kleber Mendonça Filho, que além de ter passado pelo evento como crítico, fez também sua estreia como diretor, com o curta-metragem “Vinil Verde” (2004). Em 2006, o cineasta levou o curta “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” para o festival, e, em 2012, “O Som ao Redor” integrou sua programação fora de competição.
“O Festival de Brasília passa pela vida de muita gente da realização cinematográfica brasileira: produtores, diretores, roteiristas, técnicos e críticos de cinema. É um festival que, de uma maneira muito feliz, depois de 60 anos, continua mantendo acesa aquela chama do Paulo Emílio Sales Gomes, e isso é muito importante. É um festival que é história constante do cinema brasileiro,” afirma Kleber.
Antes de desembarcar em Brasília, o filme ganha também suas primeiras sessões públicas no Brasil, no dia 10 de setembro, no Cinema São Luiz – fundado em 1952, e parte da locação do longa – e no centenário Cinema do Parque (fundado em 1919). A pré-venda de ingressos se inicia hoje, 4 de agosto.
Neon anuncia data de estreia nos Estados Unidos
Na última semana, a Neon, distribuidora responsável pelo lançamento de “O Agente Secreto” nos Estados Unidos, divulgou que o longa inicia sua carreira no circuito norte-americano no dia 26 de novembro, quando chega aos cinemas de Nova York. No dia 5 de dezembro, entra em cartaz também em salas de Los Angeles, e, posteriormente, amplia seu alcance para todo o território dos EUA.
O filme tem estreia confirmada em 94 países das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
“O Agente Secreto” integra programação de Toronto
Em sua trajetória internacional, “O Agente Secreto” foi recentemente anunciado como parte da seção “Special Presentations” do Festival de Toronto, onde faz sua première canadense em setembro. Anteriormente, o longa esgotou todas as sessões de pré-estreia em Portugal, após passar também pelo Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e pelos festivais franceses Cinéma Paradiso Louvre – onde foi exibido gratuitamente e ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre – e Cannes, onde fez sua estreia mundial e garantiu os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura; Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, e ganha sessões especiais e antecipadas já em setembro e outubro. O longa é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas. A produção é assinada por Emilie Lesclaux, e é uma coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).