
“O Brasil é um país que tem algumas questões com a memória, é um país que tende a esquecer muita coisa. E eu acho que o cinema é um instrumento muito bom: um bom filme prende a sua atenção, te diverte, te mantém entretido, mas também pode carregar uma dose de verdade sobre o lugar onde a gente mora”, afirmou Kleber Mendonça Filho durante a coletiva de imprensa de “O Agente Secreto”, que aconteceu nesta terça-feira, 28, no hotel Renaissance São Paulo, parceiro no lançamento do longa. O cineasta, que acaba de retornar de uma longa viagem por diversos festivais e sessões especiais para apresentar o filme brasileiro para o público global, esteve no evento ao lado da produtora Emilie Lesclaux e dos atores Wagner Moura, Tânia Maria, Gabriel Leone, Alice Carvalho e grande elenco. O time também marcou presença na sessão do longa, que ocorreu na noite do dia 28 (Veja fotos).
Durante a coletiva, mediada por Roberto Sadovski, o elenco comentou sobre o contexto do filme e as experiências que a produção proporcionou. “É um filme sobre a atmosfera da época, sobre o que era viver naquele tempo,” aponta Gabriel Leone. Já Tânia Maria, destaca a parceria com a equipe: “o Kleber, como diretor, é incomparável. Wagner é humano, é igual, ensina muito, é um professor”.
Após passar pela Mostra SP, “O Agente Secreto” segue agora para o Frapa, em Porto Alegre, no dia 3 de novembro. A passagem pelo circuito comercial teve início no último sábado, 25, em sessões antecipadas em todos os estados brasileiros, o que volta a ocorrer no dia 1º de novembro. As exibições especiais, com presença do elenco, tiveram início no dia 21 e já passaram por Belém, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte e chega a Salvador no dia 4 de novembro, levando Kleber Mendonça, Emilie Lesclaux e elenco até a capital baiana. O lançamento oficial acontece no dia 6 de novembro, e os ingressos já estão à venda.
Trajetória internacional
No último fim de semana, “O Agente Secreto” foi reconhecido com o prêmio Hugo de Prata de Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cinema de Chicago, além de conquistar também o prêmio de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) no Critics Choice Celebration of Latino Cinema & Television. Com exibições especiais, sessões de abertura, debates e prêmios, o longa também marcou importantes eventos por todo o mundo. A bem-sucedida trajetória global inclui:
- Festival de Cannes, na França, onde garantiu os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai);
- Festival de Cinema de Sydney, na Austrália;
- Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França;
- Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia;
- Festival de Cine de Lima – PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional ( FIPRESCI);
- Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia;
- Festival Internacional de Cinema de Melbourne;
- Festival de Cinema de Telluride;
- AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro);
- Sessão dia 21 de setembro no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro).
- Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro);
- 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro);
- Filme de abertura do 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), que também homenageará Kleber Mendonça Filho no dia 20 de setembro
- Filme de abertura do 23º Festival de Morelia no dia 10 de outubro (de 10 a 19 de outubro);
- BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos);
- Middleburg Film Festival, na Virgínia, onde Kleber foi homenageado com o International Spotlight Award;
- BRAVO Film Festival, em Los Angeles, onde abriu a programação em sessão seguida de debate mediado por Walter Salles;
- SCAD Savannah Film Festival;
- Festival de Cinema de Colônia, na Alemanha, onde Kleber Mendonça Filho recebeu o The Hollywood Reporter Award.
O longa de Kleber Mendonça Filho agora segue para seu lançamento oficial em diferentes territórios. Assim como no Brasil, “O Agente Secreto” chega ao circuito nacional da Alemanha e de Portugal no dia 6 de novembro. No dia 26 de novembro, o filme entra na primeira etapa de estreias nos EUA, ganhando as telonas de Nova York, e seguindo para Los Angeles, no dia 5 de dezembro, e, posteriormente, expandindo seu alcance para todo o circuito norte-americano.
A produção tem lançamento garantido em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras.


