Com filmagens iniciadas em novembro em Belém, Alter do Chão e Rio de Janeiro,o novo filme nacional O Diário de Pilar na Amazônia irá estrear em breve no Brasil inteiro. O longa é a versão para o cinema da franquia de sucesso da autora Flávia Lins e Silva e traz para as telonas as aventuras de Pilar, uma menina curiosa e aventureira que adora descobrir os mitos ao redor do mundo, sempre defendendo a natureza, os animais e as pessoas.
O Diário de Pilar na Amazônia apresenta uma história emocionante com muita aventura, conhecimento e um toque de magia. Além disso, por meio das jornadas de Pilar, o público será convidado a refletir sobre a conscientização da floresta e preservação da natureza em si.
BASEADO NO SUCESSO DE FLÁVIA LINS E SILVA
A série de livros Diário de Pilar, de Flávia Lins e Silva, apresenta Pilar, seu mais-do-que-amigo Breno e seu gato Samba embarcando em sua rede mágica para se aventurar pelo mundo. Nos livros, a personagem já esteve na Grécia, na Amazônia, no Egito, em Machu Picchu, na África, na China e em outros lugares ao redor da Terra.
Sucesso mundial, a coleção foi lançada em 8 países, com mais de 800 mil cópias vendidas no Brasil e traduzida para vários idiomas, como francês, alemão, espanhol, chinês e polonês. A trama já foi adaptada para o teatro e animação, e agora terá seu primeiro live-action nos cinemas.
SINOPSE OFICIAL
Confira a seguir a sinopse oficial do filme O Diário de Pilar na Amazônia:
A trama acompanha Pilar, uma jovem curiosa e exploradora, que viaja até a floresta amazônica através de sua rede mágica, presente de seu avô. Lá, ela conhece Maiara, ribeirinha que teve sua comunidade destruída. Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e seus amigos embarcam na missão de reencontrar a família da amiga e impedir o desmatamento da floresta.
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Produzido por Juliana Capelini e Renata Brandão, com produção associada de Flávia Lins e Silva e Eddie Vogtland ,o filme conta com direção de Eduardo Vaisman (Juntos e Enrolados) e Rodrigo Van Der Put (Vidente por Acidente) e tem roteiro assinado por Flávia Lins e Silva e João Costa Van Hombeeck.
O Diário de Pilar na Amazônia é uma produção da Conspiração, com coprodução da Star Original Productions e distribuição da Star Distribution – ambos selos da The Walt Disney Company voltado para o cinema nacional. O longa ainda conta com o apoio da RioFilme e patrocínio do Mercado Livre.
QUEM ESTÁ NO ELENCO?
A atriz Lina Flor (11 anos) interpreta a protagonista Pilar, enquanto Miguel Soares (13 anos) é o amigo Breno. Já os atores naturais de Belém do Pará, Sophia Ataíde (11 anos) e Thúlio Naab (12 anos) dão vida à Maiara e Bira, respectivamente.
O elenco de O Diário de Pilar na Amazônia reúne grandes talentos do cinema nacional. Entre os destaques está a atriz Nanda Costa que interpretará Isabel, mãe de Pilar. Os atores Marcelo Adnet, Emílio Dantas, Rafael Saraiva e Babu Santana completam o elenco interpretando os vilões da história.
CONHEÇA OS PERSONAGENS DO FILME
Pilar (Lina Flor)
Pilar é uma menina curiosa, aventureira e corajosa, herdou do avô o gosto por histórias, viagens e culturas diferentes – além de uma rede mágica capaz de levá-la aonde ela quiser. É esquentada, odeia injustiças e está sempre pronta para ajudar a resolver os problemas de todo mundo. Sonhadora – e um pouco impulsiva – nada parece impossível para ela. Seu melhor amigo é Breno, com quem viaja pelo mundo, e ela tem um gato chamado Samba, que sempre acompanha a dupla nestas aventuras, provocando confusões imprevisíveis por onde passa.
Breno (Miguel Soares)
Breno é companheiro de aventuras de Pilar. Ele é vidrado em tecnologias e traquitanas, que constroi com as próprias mãos. Engraçado, cético e um pouco medroso, frequentemente dúvida das lendas e mitos que encontram nas viagens. Está sempre com um pé atrás quando Bira conta lendas e causos. Mas isso não o impede de ser arrastado para as aventuras de Pilar. Admira profundamente o jeito ousado de sua amiga e se preocupa com ela. Mais racional e metódico, gosta de fazer planos, pensar estratégias antes de agir. Mas aprende a aventurar-se junto com Pilar.
Maiara (Sophia Ataíde)
Maiara é filha de mãe paraense e pai de origem indígena. Ela passou a vida em uma comunidade ribeirinha. Esperta e impetuosa, é uma profunda conhecedora da floresta, suas lendas e personagens. Quando sua comunidade é destruída por uma quadrilha de madeireiros, ela vai embarcar em uma longa jornada para reencontrar seus pais em Belém. Pelo caminho, conta com a ajuda de Pilar e Breno e também de Bira, que já conhece de outros tempos, pois ele vive pelos barcos e pelos rios.
Bira (Thúlio Naab)
Filho de um fiscal do Ibama, Bira passou a infância ouvindo com fascínio seu o pai contar sobre suas operações de combate a queimadas, desmatamento e garimpo ilegal. Um dia, o pai desapareceu sem deixar vestígios. Uns dizem que foi morto a mando das quadrilhas, mas ele prefere acreditar que seu pai encantou e se transformou em mais um dos seres da floresta. Sagaz e independente seu personagem vive a subir e descer os rios da região nos barcos-gaiola, em busca do seu maior sonho: pescar um pirarucu de 4 metros. No fundo, quer se tornar um herói, assim como foi seu pai.
Isabel (Nanda Costa)
Isabel é mãe de Pilar e jornalista, que está no meio de uma apuração sobre um derramamento de óleo no oceano que está matando peixes e pássaros. É casada com Bernardo (Rocco Pitanga), padrasto de Pilar, que a acompanha nas viagens trabalhando como fotógrafo.
Dr. Ernesto (Marcelo Adnet)
Dr. Ernesto é chefe da quadrilha e criador do esquema que se baseia na derrubada ilegal de árvores e invasão de terras para criação de gado. Com um passado no garimpo, ostenta muito ouro. Tem um ódio sincero contra a floresta: seu sonho é ver tudo asfaltado e cimentado e repleto de shoppings.
Serra (Emílio Dantas)
Capanga do Dr. Ernesto, Serra faz parte do esquema de derrubada ilegal de árvores. Chefe do trio de mateiros, é ele quem fala diretamente com Dr. Ernesto.
Zé Minhoca (Rafael Saraiva)
Um dos capangas de Dr. Ernesto. Zé Minhoca é engraçado, morre de medo dos seres da floresta. Acredita em todas as lendas e teme desmatar a floresta. No fundo, é uma boa pessoa que se meteu com más companhias.
Montanha (Babu Santana)
Contratado por Serra para derrubar árvores, Montanha age sem pensar, movido pelo dinheiro. Considera Zé Minhoca um tolo, não acredita em lendas, mas será surpreendido no decorrer da história