O que esperar da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo

Por Eduardo Villela

A pandemia de covid-19 acelerou a conectividade no mundo – eventos anuais esperados ansiosamente no Brasil, como a Bienal do Livro, agora estão se preparando para um novo formato, totalmente online, visando o cuidado na prevenção ao coronavírus. Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento acontecerá entre os dias 7 e 13 de dezembro e terá como lema o conceito “Conectando Pessoas e Livros”, na intenção de reunir leitores, escritores, editoras, livrarias e outros tantos atrativos do mercado editorial.

Destaco as expectativas positivas para a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo:

Vínculo escolar: como a Bienal é um evento também voltado fortemente para as escolas, os professores poderão orientar a participação de seus alunos em palestras e rodas de conversa online com autores.

Incentivo ampliado ao hábito de leitura nacionalmente: fazer a Bienal de forma online possibilitará pela primeira vez que brasileiros de todos os cantos do país tenham acesso a toda a programação do evento, algo inédito que valoriza ainda mais o livro e o hábito de leitura. Inclusive, pessoas de outros países, falantes da língua portuguesa, também poderão acompanhá-lo. Nunca é demais lembrar que o incentivo ao hábito de leitura proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças, os jovens e os adultos desenvolvam o senso crítico e uma melhor compreensão do mundo ao seu redor.

Aproximação dos autores com os leitores: as palestras e rodas de conversa online são uma ótima pedida para fazer perguntas aos autores, estreitando o vínculo escritor-leitor. Para os autores mais tímidos, se expressar virtualmente pode ser, inclusive, mais fácil. O evento ainda proporciona a participação de um número maior de autores estrangeiros, incentivando ainda mais a interação com o público.

Livros digitais: por ser um evento virtual, que valoriza a leitura de livros em diferentes formatos, a Bienal acaba estimulando um maior interesse pelos e-books e audiolivros, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por conta da praticidade e experiência agradável de acesso ao conteúdo.

A primeira Bienal Virtual do Livro de São Paulo será importantíssima para celebrar e colocar o livro no centro das atenções nesse final de ano em meio a um risco preocupante de tributação de um item tão vital para o desenvolvimento humano e educacional dos brasileiros. Não deixe de conferir a rica e diversificada programação de conteúdos culturais e educacionais, o espaço de vídeos, as entrevistas com autores e as oportunidades para comprar seus livros preferidos com desconto. O evento é uma oportunidade preciosa para editores, livreiros e autores se aproximarem ainda mais dos leitores.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta. Atuou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicação na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).

Mais informações emhttps:// www.eduvillela.com

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Willy’s Wonderland | Terror com Nicolas Cage ganha trailer; Confira!

 O terror Willy’s Wonderland, estrelado por Nicolas Cage, ganhou trailer. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=0v27rfaoB2Y&feature=emb_title Um zelador se...

Nova | Kevin Feige fala sobre possível chegada do herói no MCU

Em recente entrevista ao ComicBook, Kevin Feige falou sobre Nova e sua chegada no MCU. Confira: “O tempo é...

Titãs | 3ª temporada da série escolhe atriz para viver Barbara Gordon; Veja!

Segundo informação da Variety, a atriz Savannah Welch foi escalada para o papel de Barbara Gordon na 3ª temporada de Titãs.