qui, 22 setembro 2022

O que podemos aprender com a série Mr. Robot

Publicidade

A ameaça de piratas informáticos em escala global tem aumentado consideravelmente como resultado da revolução digital. A fim de evitá-la, quais procedimentos inspirados na série Mr. Robot podemos seguir?

Criptografia

Na série Mr. Robot, Elliot Alderson criptografa com bastante frequência as conexões feitas com outros internautas. A personagem criptografa até mesmo arquivos escondidos dentro de áudios. Na segunda temporada, ele aprende a decodificar a mensagem oculta de Tyrell.

A criptografia é uma forma de manter as informações seguras, transformando-as em um formato que os destinatários involuntários não conseguem compreender. Nesse sistema, uma mensagem original que pode ser lida pelos usuários, referida como texto simples, é alterada por meio de um algoritmo ou uma série de operações matemáticas para um texto cifrado.

Publicidade

Os sistemas criptográficos requerem um método para que o destinatário pretendido possa fazer uso da mensagem codificada. Geralmente, embora nem sempre, o texto criptográfico volta a ser transformado em texto legível. Desse modo, o utilizador pode enviar informações criptografadas de forma segura, desde que o destinatário possua a fórmula ou equação para decifrá-las.

Informações fora das redes

Para manter um perfil anônimo e seguro de ameaças externas, é fundamental tentar reduzir a quantidade de informação que compartilhamos online. Ao evitar o excesso de publicação de dados, fotos e outros tipos de informação, ficamos menos expostos aos cibercrimes, tais como o cyberbullying – violência virtual praticada contra internautas – e o ataque de criminosos virtuais, também conhecidos como hackers.

Existem, contudo, diversos itens de sobrevivência para emergências e situações cotidianas da era digital que podem nos ajudar a proteger os nossos arquivos e informações. Entre eles estão o disco externo rígido, no qual podemos copiá-los e armazená-los. Esse dispositivo pode ser criptografado e, desse modo, dificulta o ataque de hackers. Além dele há também os pen drives e sistemas operacionais portáteis.

Os hackers costumam extrair informações com a finalidade de fazer resgates de dinheiro ou prejudicar de outros modos as vítimas cujos dados ficaram expostos. É nesse sentido que a aplicação da criptografia tem se tornado uma das tendências atuais no reforço da segurança dos dispositivos de armazenamento – com ela, para ter acesso a esses aparelhos, é preciso inserir uma chave ou password. 

Engenharia Social

Na série, Elliot decifra uma senha utilizando um script personalizado, uma combinação de listas de palavras e um ataque de força bruta. A password é baseada nos artistas favoritos de Krista, sua terapeuta, e no seu ano de nascimento, porém escrita de trás para frente.

Muitas pessoas inserem informações em redes sociais e reutilizam senhas, o que faz com que ataques como o de Mr. Robot possam ocorrer na vida real. Contudo, algumas medidas de segurança, como criar senhas fortes para suas contas, não utilizar a mesma senha para mais de uma conta e aplicar autenticações de dois fatores podem evitar a invasão de cibercriminosos.

Publicidade

Quando assistimos à série Mr. Robot somos levados a nos questionar sobre a nossa segurança em ambientes virtuais. Como sabemos, a internet tem os seus próprios perigos e novos tendem a surgir como resultado da constante evolução tecnológica. É importante, por isso, entender a linguagem dos computadores, a fim de evitar ao máximo as ameaças presentes no universo online. 

Publicidade

Newsletter

Destaque

Deixe um comentário