Publicidade
Publicidade
Início News Os jogos de eSports competitivos mais jogados

Os jogos de eSports competitivos mais jogados

Publicidade

Os eSports estão a tornar-se cada vez mais populares, sendo vários os jogos de vídeos procurados – uns mais populares do que outros.

Apresentamos-lhe alguns dos que são mais jogados competitivamente em 2022, e os quais poderá encontrar nas apostas online Moçambique.

Counter-Strike Global Offensive

Com mais de duas décadas de existência, a série Counter-Strike é uma das mais populares de FPS. A versão mais recente é Counter-Strike: Global Offensive, lançado em 2012, e é de longe o mais popular entre os jogadores.

Jogado por milhões em todo o mundo diariamente, o CS:GO é grátis para jogar desde 2018. Há diversos torneios e ligas profissionais, sendo considerado por muitos o melhor jogo de eSports.

Os Major Championships são os campeonatos mundiais de CS:GO, realizando-se desde 2013. Em 2022 reuniram 24 equipas e tiveram mais de um milhão de dólares em prémios monetários (500 mil dólares para os vencedores).

Com vários cenários disponíveis, há nove modos de jogo oficiais. As equipas são os terroristas e os contra-terroristas, cada uma com cinco elementos.

Os terroristas têm de ativar uma bomba ou garantir que reféns não são libertados. Já os contra-terroristas têm de neutralizar os terroristas ou desativar uma bomba.

Dota 2

Lançado em 2013, o Dota 2 é um multiplayer online battle arena (MOBA). É jogado em partidas entre duas equipas de cinco jogadores, com cada uma a ocupar e a defender a respetiva base.

O Dota 2 começou a ganhar popularidade como eSport competitivo com o The International – criado pela editora Valve em 2011 e com prémios financiados a partir de 2013, sendo o campeonato mundial.

Atualmente há diversos torneios e eventos de nível internacional, com a cobertura em muitas redes de televisão como a ESPN ou a BBC. O The International é o campeonato mundial anual de Dota 2, tendo um prémio monetário superior a 18,9 milhões de dólares: o vencedor recebeu mais de sete milhões de dólares.

O jogo é controlado através de controlos padrões de estratégia em tempo real. Há um único mapa e cada um dos dez jogadores controla uma das 123 personagens jogáveis – os «heróis». Cada uma tem um design próprio, assim como pontos fortes e fraquezas.

As duas equipas ocupam bases fortificadas em cantos opostos do mapa – dividido a meio por um rio que só pode ser atravessado por três caminhos («trilhas»). A missão é defender as bases, num gameplay que conta com ciclos dia/noite e uma neblina de jogo, para além de criaturas geradas – umas são favoráveis a uma das equipas e outras são hostis para ambas.

League of Legends

League of Legends (LoL) é mais um MOBA bastante popular na «scene» dos eSports. Lançado em 2009, sempre foi gratuito para jogar, com a personalização das personagens a ser a forma de monetizar o título.

O jogador tem uma perspetiva isométrica, controlando uma personagem – o «campeão», havendo mais de 150 disponíveis com habilidades e estilos distintos. Duas equipas de cinco jogadores cada lutam num combate PvP. Cada equipa defende uma metade do mapa.

O The New York Times descreve o League of Legends como “a sua principal atração” nos eSports, sendo considerado um dos maiores do mundo. Já a Harvard Business Review escreve que este jogo preconizou o nascimento da indústria dos eSports.

Há um Campeonato do Mundo de League of Legends, assim como mais de uma dezena de ligas regionais apoiadas diretamente pela editora Riot Games. Há jogadores profissionais com salários superiores a um milhão de dólares, segundo o The New York Times, sendo que a profissionalização começou em 2011 com o Season 1 World Championship.

No ano passado, 18.000 pessoas assistiram às finais do Campeonato do Mundo de League of Legends. O prémio para a equipa vencedora foi superior a 489 mil dólares, tendo participado equipas de 11 regiões: América do Norte, América Latina, Brasil, Coreia do Sul (que foi a vencedora), China, Europa, Japão, Oceânia, Taiwan/Hong Kong/Macau/SEA, Turquia e Vietname.

FIFA (23)

Sem surpresa, um jogo de vídeo sobre futebol não poderia falhar numa lista de jogos mais jogados nos eSports.

A série FIFA da EA Sports serve de base à FIFAe World Cup desde 2004, sendo o maior torneio eSports sob a alçada da FIFA. Foi criado em 2004 e desde então só não se realizou em 2020 e 2021.

Com um prémio monetário de 500 mil dólares, a edição de 2022 da FIFA eWorld Cup ofereceu 250 mil dólares só ao vencedor. O Guinness World Records reconheceu a FIFAe World Cup como o maior jogo de eSports online, até porque o formato de qualificação aberto permite que nas fases iniciais sejam milhões de jogadores a participar.

É, por isso, visível que a série FIFA tem alguns dos jogos mais jogados nos eSports competitivos. Desde 1993 que a franquia foi criada, sendo conhecida como EA Sports FC a partir da próxima edição.

O jogo tem uma mecânica em que o jogador controla todos os jogadores da sua equipa, com uma diversidade de comandos para defender, fintar, fazer faltas, rematar ou passar a bola.

Tom Clancy’s: Rainbow Six Seage

Foi em 2015 que a Ubisoft lançou Tom Clancy’s: Rainbow Six Seage. Cada jogador assume o controlo de um atacante ou um defensor em diversos modos de jogo disponíveis.

Assim como o CS:GO, trata-se de um FPS em que os jogadores utilizam diversos operadores da equipa Rainbow. Há nacionalidades, armas e gadgets diferentes jogáveis, com uma estrutura assimétrica.

O jogo também dá destaque à destruição ambiental. Há 20 mapas jogáveis e nove modos de jogo.

Nos eSports, a editora do jogo concebeu-o desde cedo como vocacionado para um caráter competitivo, criando desde logo a Tom Clancy’s Rainbow Six Pro League: um torneio global. Também se realizaram os torneios Six Invitational.

Em 2022, o Six Invitational juntou 20 equipas de várias regiões diferentes, com um prémio monetário de três milhões de dólares: só um milhão de dólares foram para os vencedores, a equipa TSM dos Estados Unidos da América.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile