O Oscar 2024 acontece neste domingo (10) no Dolby Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre tantos concorrentes, Oppenheimer está muito na frente como franco favorito a levar o Oscar de Melhor Filme, Direção, Ator e vários outros! O filme concorre em 13 categorias.
Além dele Pobres Criaturas e Assassino da Lua da Flores devem surpreender e levar algumas estatuetas pra casa.
Baseado na temporada de premiações, indicamos abaixo quais devem ser os favoritos ao Oscar 2024 em cada uma das categorias.
Melhor filme
- Favorito: “Oppenheimer”
O físico J. Robert Oppenheimer trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.
Melhor direção
- Favorito: Christopher Nolan, “Oppenheimer”
Melhor atriz
- Favorita: Lily Gladstone, “Assassinos da lua das flores”
Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.
Melhor ator
- Favorito: Cillian Murphy, “Oppenheimer”
Melhor atriz coadjuvante
- Favorita: Da’Vine Joy Randolph, “Os rejeitados”
Forçado a permanecer no campus universitário para cuidar dos alunos que não têm para onde ir no Natal, o professor mal-humorado Paul Hunham acaba criando um vínculo emocional com esses desajustados deixados para trás e também com a cozinheira-chefe da escola.
Melhor ator coadjuvante
- Favorito: Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
Melhor roteiro original
- Favorito: Justine Triet e Arthur Harari, “Anatomia de uma queda”
Durante o último ano, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.
Melhor roteiro adaptado
- Favorito: Cord Jefferson, “Ficção americana”
Monk é um escritor negro brilhante, mas seus livros não são populares já que ele se recusa a retratar negros de forma estereotipada em seu trabalho. Ele é pressionado por seu editor a criar uma obra comercial e escreve uma história carregada de preconceitos como piada. Só que o livro se torna um best-seller da noite para o dia. Com o dinheiro caindo em sua conta, mas com a consciência pesada, Monk é obrigado a encarnar um personagem do gueto para manter a farsa.
Melhor Filme Internacional
- Favorito: “Zona de interesse” (Inglaterra)
Durante a Segunda Guerra Mundial, o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua esposa, Hedwig, se esforçam para construir uma vida idílica para sua família em uma casa vizinha ao campo de concentração.
Melhor animação
- Favorito: “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
Depois de se reunir com Gwen Stacy, Homem-Aranha é jogado no multiverso. Lá, o super-herói aracnídeo encontra uma numerosa equipe encarregada de proteger sua própria existência.
Melhor fotografia
- Favorito: “Oppenheimer”
Melhor montagem
- Favorito: “Oppenheimer”
Melhor design de produção
- Favorito: “Pobres criaturas”
Melhor figurino
- Favorito: “Pobres criaturas”
Melhor maquiagem e penteado
- Favorito: “Maestro”
O maestro americano Leonard Bernstein se apaixona pela atriz costarriquenha Felicia Montealegre.
Melhor trilha sonora
- Favorito: “Oppenheimer”
Melhor canção original
- Favorita: “What was I made for?”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell, “Barbie”
Melhor som
- Favorito: “Oppenheimer”
Melhores efeitos especiais
- Favorito: “Resistência”
Em 2055, um computador de uso militar detona sozinho uma ogiva nuclear na cidade de Los Angeles, causando incontáveis mortes. A partir de então, os Estados Unidos entram em guerra contra as máquinas, mas parte da Ásia mantém a coexistência entre humanos e IAs.
Melhor documentário
- Favorito: “20 dias em Mariupol”
À medida que a invasão russa começa, uma equipe de jornalistas ucranianos presos na cidade sitiada de Mariupol luta para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da guerra.
Melhor curta-metragem
- Favorito: “E depois?”
Melhor curta de animação
- Favorito: “War is over! Inspired by the music of John & Yoko”
Melhor curta de documentário
- Favorito: “The last repair shop”