sáb, 27 abril 2024

Poder feminino para além das gaiolas de ouro

Publicidade

Na cidade de Simta, as Aves Noturnas são os segredos mais bem guardados pela sociedade da Grande Casa: elas são garotas capazes de compartilhar magia através de beijos e escondem dons poderosos que podem mudar destinos. Porém, em um mundo comandado pelos homens, passar o poder para eles – por tempo indeterminado – é que o resta às mulheres que possuem magia nas veias, mas são proibidas de utilizá-la em benefício próprio.

 É com essa premissa que a ex-editora da revista National Geographic e autora best-seller do New York Times, Kate J. Armstrong presenteia os leitores de Aves Noturnas, publicada no Brasil pela Plataforma21. Nesta obra, a escritora apresenta Matilde, Æsa e Sayer, três poderosas jovens da estação, que passam a noite concedendo seus dons para clientes em troca de bons pagamentos e possível proteção. Assim que este período acabar, elas precisam casar-se com um senhor da Grande Casa e assegurar a nova geração de Aves Noturnas.

Rodeadas de pessoas que matariam para possuí-las ou as queimaria por bruxaria, o futuro das moças se torna incerto quando se veem no centro de um sórdido esquema político. As protagonistas descobrem que há outras garotas como elas e, juntas, são muito mais poderosas do que o sistema patriarcal alegava. Unidas pelo desejo de mudança, as jovens compreendem que a irmandade pode ser a chave para quebrar as gaiolas usadas para aprisioná-las e, por isso, precisam escolher: permanecer como pássaros cativos ou assumir o controle e reconstruir a cidade que ousou cortar suas asas. 

Publicidade

Para além da fantasia Young Adult, narrada em terceira pessoa de forma caleidoscópica, Kate J. Armstrong debate a misoginia, reitera a importância da luta feminina contra os males do patriarcado e sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Aves Noturnas também é uma história de recomeços, laços familiares, primeiro amor, feminismo e embates políticos e sociais. 

As palavras da dama daquela tarde ainda a envolvem. ‘Você não pode voar livre para sempre. Em algum momento você vai precisar sossegar e construir um ninho.’ Matilde não quer se aninhar com alguém que só a quer por sua magia. Ela quer a liberdade de escolher um futuro para si mesma.
(Aves Noturnas, p. 23)

Ficha técnica:
Título: Aves Noturnas 
Título original: Nightbirds 
Autora: Kate J. Armstrong 
Selo: Plataforma21
Gênero: fantasia
Série/Coleção: Aves Noturnas – Volume 1
Edição: 1ª ed./2023
ISBN do livro físico: 978-65-88343-60-9 
ISBN do e-book: 978-65-88343-59-3 
Número de páginas: 496
Classificação indicativa: 14+
Preço: R$ 89,90 
Onde encontrar: Amazon e E-commerce VR Editora

Publicidade

Publicidade

Destaque

Ator de “Todo Mundo Odeia o Chris” vai participar do Anime Friends, em julho

Vincent Martella é uma das atrações confirmadas no Anime...

Crítica | Um Caso de Detetive

Abe Applebaum ficou nacionalmente conhecido na infância por seu...

Netflix | Confira os lançamentos de Maio de 2024

O mês de Maio chegou repleto de muitas novidades...

Crítica | O Dublê

Um extenso plano leva o espectador diretamente para os...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]