O Prêmio eSports Brasil, PeB, a maior premiação de eSports da América Latina, está em fase de aquecimento para o seu famoso evento de gala, que vai acontecer em 14 de dezembro de 2023, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e revelar os premiados desta sétima edição.
Como tradicionalmente é feito para garantir que a escolha dos indicados seja isenta e justa, a equipe de curadores do PeB seleciona cuidadosamente o Superjúri, que é formado por técnicos, apresentadores, narradores e especialistas em eSports. Este ano serão 77 representantes que vão apontar as listas com os melhores do ano em 26 categorias. Entre eles estão: Baiano, Bárbara Gutierrez, Babi Micheletto, Tawna, Lahgolas, Ale Apoka, Bruno Clash, Michel (mch), Khaya, GigioLurez, Semile, Nyang, Carol Bombshell e muitos outros e outras. Para conhecer todos os componentes do Superjúri acesse Este Link.
Além dos 77 nomes que compõem o Superjúri, a escolha dos melhores de 2023 contará ainda com cinco portais especializados na cobertura de jogos eletrônicos – ge.globo, ESPN, TechTudo, Game Arena e MGG – e com o voto popular, que será computado por um canal de votação no Website do evento.
“O PeB chega à sétima edição cumprindo sua missão de celebrar e reconhecer os grandes ídolos e as organizações que estão por trás de milhões de apaixonados por esportes eletrônicos. Anunciamos hoje os nomes do Superjúri 2023, que nos ajudam a garantir idoneidade e justiça no processo de escolha dos indicados. Também como novidade, apresentamos as categorias de melhor jogador de Fortnite e Streamer Revelação, com novos nomes que vêm ganhando destaque na comunidade”, diz Leandro Valentim, fundador do PeB e CEO da Player1 Gaming Group.
Questões como diversidade e inclusão continuam pautando as decisões e as mudanças que estão sendo aplicadas no PeB. Marina Stoll, Head do PeB, diz que o movimento está sendo feito para que as transformações aconteçam. “Hoje o Superjúri conta com 30 mulheres, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação a 2022″.
Nesta edição, o PeB vai premiar 26 categorias, entre as quais constam duas novas: Melhor Atleta de Fortnite e Streamer Revelação. Outra novidade é que o prêmio Personalidade do Ano passou para a categoria semipopular. Confira Aqui todas as categorias desta edição.
Superlive dos indicados
Outra novidade do PeB 2023 é a superlive que está sendo programada para anunciar os indicados ao prêmio, em outubro. A promoção de uma live visa permitir que o público em geral, assim como os indicados, acompanhe todo o processo ao vivo, interagindo, na medida do possível, com a equipe do PeB. A data, o horário e o canal da transmissão do anúncio dos indicados serão divulgados posteriormente.
O que o PeB tem de novo:
- Novas categorias – Melhor Atleta de Fortnite e Streamer Revelação;
- Novos integrantes no Superjúri – Mais jurados com conhecimento técnico e experiência no cenário competitivo de eSports;
- Superlive de anúncio dos indicados – Evento transmitido online com revelação dos indicados ao prêmio;
- Conexão PeB – Programa semanal em formato jornalístico que cobre todos os campeonatos de eSports e a participação de brasileiros em todas as modalidades. Assista Neste Link.
- Voto feminino – Todas as mulheres integrantes do Superjúri votam nas categorias de Melhor Atleta Feminina e Melhor Atleta Revelação Feminina.
O lançamento do PeB 2023 simboliza o comprometimento do prêmio com a comunidade dos esportes eletrônicos.
Como é feita a votação das Categorias Técnicas:
1ª Etapa:
- Superjúri indica até 10 nomes para cada categoria técnica.
- A curadoria do Prêmio seleciona os 8 candidatos mais votados por categoria técnica.
2ª Etapa:
- Os 8 candidatos selecionados na primeira etapa passam para a votação popular
- O público vota em seus candidatos favoritos
- O mais votado é automaticamente um dos 3 finalistas
3ª Etapa:
- O Superjúri seleciona mais 2 finalistas entre os 7 candidatos restantes.
- Os finalistas são ordenados do primeiro ao terceiro colocado.
- O vencedor do voto do público está obrigatoriamente entre os três candidatos
Os 3 mais pontuados são considerados finalistas de cada categoria.
4ª Etapa:
- O Superjúri vota e escolhe o vencedor de cada categoria entre os 3 finalistas definidos anteriormente.
Categorias semipopulares:
- Melhor Organização;
- Melhor Jogo;
- Melhor Streamer;
- Melhor Caster.
- Melhor Streamer Revelação
- Personalidade do Ano
Categoria Popular:
O Craque da Galera tem votação 100% popular. O prêmio foi criado para homenagear o melhor atleta profissional de esporte eletrônico, com base na opinião do público.
Quem faz o PeB:
Player1 Gaming Group
Fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo, a Player1 Gaming Group é uma startup investida da Globo Ventures, responsável pela gestão do ‘Ecossistema Player1 de eSports’. Um portfólio com diferentes iniciativas que se integram de forma sinérgica, como a plataforma Player1 eSports (matchmaking e team making); os torneios e campeonatos de eSports: JEE (liga escolar), TUeS (liga universitária), CBCS (circuito brasileiro de CS:GO), eGol (campeonato brasileiro de eFootball), os eventos Prêmio eSports Brasil, MEG e Rio2C Summit Game+; a LnK Gaming, empresa de gestão de ligas de eSports; Street Gamers, hub de ativação e conteúdo crossover na tríade Game-Skate-Música, os canais digitais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, twitter e tiktok); e a Player1 Studios, com produções e coproduções de programas, séries e realities como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’ e ‘Looking for a Streamer’.
GTG
A GTG (Good To Game), a vertical de games e eSports da V3A, surgiu como uma one stop shop do setor para oferecer oportunidades de patrocínios e negócios em seus eventos, projetos proprietários, consultoria tailor made, entre outros serviços. No portfólio, a empresa conta com o Prêmio eSports Brasil e o MEG, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina.