Segundo informações do THR, uma ação coletiva foi movida no tribunal federal de Washington contra a Amazon. O motivo: a empresa é acusada de criar uma “isca e troca” na qual ela supostamente engana os consumidores, fazendo-os acreditar que compraram conteúdo quando estão apenas obtendo uma licença para assistir, que pode ser revogada a qualquer momento. Se a Amazon perder os direitos do filme por completo, ele desaparecerá completamente da biblioteca do espectador. Com isso, a Amazon poderia dizer que um consumidor está “comprando” aquele filme? Algumas pessoas não acreditam e recorreram à justiça.

O processo acusa a Amazon de deturpar a natureza das transações de filmes e TV durante o processo de compra. Em seu site e plataforma, a empresa informa aos consumidores que eles podem “comprar” um filme. Mas, escondida em uma nota de rodapé na página de confirmação, há uma pequena letra que diz: “Você recebe uma licença para o vídeo e concorda com nossos termos”, diz a denúncia.
Por fim, a ação alega violações das leis da Califórnia sobre concorrência desleal, propaganda enganosa e recursos legais ao consumidor. Busca indenização por danos não especificados, incluindo a devolução de lucros e danos punitivos por conduta supostamente intencionalmente maliciosa.
A questão já está em julgamento. Amazon não comentou o processo.