sáb, 21 dezembro 2024

Crítica | O Véu

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Conhece heroínas chamadas Portia ou Imogen? O que elas têm em comum até agora? Curiosamente, são personagens shakespearianas — em O Mercador de Veneza e Cimbelino, respectivamente. Talvez alguém na nova série da Star+: O Véu seja uma grande fã de William Shakespeare. Provavelmente não tem como você saber, mas elas são interpretadas por Elizabeth Moss.

Conhecemos Portia logo na primeira cena, caminhando com confiança por um movimentado aeroporto internacional, toda de preto e com lábios vermelhos. Ela vai conhecer um empresário suspeito chamado Tomas, e eles brindam por uma transação realizada com sucesso. Contudo, segundos depois, a Interpol entra correndo e repreende Tomas por todos os detalhes criminais que ele revelou nos dias anteriores. Ela vai embora sem dizer quem ela realmente é.

O nome dela não é realmente Portia. Ao sair de cena, ela muda totalmente de postura. Como ela não perde tempo, já está organizando seu próximo destino: Istambul — e sua próxima identidade, dizendo a uma pessoa ao telefone: “Gostaria que meu nome fosse Imogen”. E este será seu nome durante toda a série.

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O criador e roteirista de O Véu, Steven Knight (conhecido por seu trabalho em Peaky Blinders e Heróis desonestos do SAS), mostra que Imogen é apenas uma das várias figuras-chave que passam mais tempo fingindo ser outras pessoas do que sendo ela  mesma. Os objetivos metafóricos são interessantes e óbvios.

A história principal da série mostra a recém-formada Imogen indo para um campo de refugiados na fronteira entre a Síria e a Turquia. Uma mulher em um dos campos foi identificada como agente de alto nível do Estado Islâmico, talvez a mais poderosa do seu gênero. A mulher, no entanto, afirma ser Adilah El Idrissi (Yumna Marwan), uma nativa de Paris que foi brevemente lacaia do Estado Islâmico, mas na verdade só quer voltar para sua filha.

Cabe a Imogen, uma mulher sem nome verdadeiro e sem identidade fixa, sequestrar Adilah e descobrir se ela é quem diz ser ou se é quem várias agências internacionais de aplicação da lei insistem que ela é. Vamos lá, Imogen, qualquer que seja seu nome verdadeiro, é uma agente do MI6 com um dom único para fazer as pessoas se abrirem com ela, não por meio de tortura, mas por meio de cuidadosa manipulação social.

Rapidamente, Imogen e Adilah estão em fuga por toda a Europa, de Istambul a Paris e mais além, cada mulher investigando a outra e tentando ver além da sua identidade superficial. Imogen está em contato com Malik Amar (Dali Benssalah), um agente muçulmano da inteligência francesa. Acontece que Imogen e Malik são amantes, e Malik também está prestes a perder o caso, porque a CIA enviou Max Peterson (Josh Charles) – descrito pelo chefe de Malik (Thibault de Montalembert) como “O mais americano mais americano” – para usurpar a operação.

Imogen conseguirá obter respostas? Ela será capaz de impedir o ataque terrorista? E ela será capaz de fazer tudo isso enquanto esconde detalhes de seu passado real, incluindo flashes de um homem misterioso (interpretado por James Purefoy, então você sabe que ele eventualmente será mais do que apenas fragmentos de flashbacks?)

Há várias coisas que O Véu realiza bem logo no início. Knight acrescenta detalhes específicos e intrigantes sobre a coleta de inteligência internacional e a jurisdição, o que torna crível a possibilidade de discordâncias e disputas de poder entre os homens que se consideram no comando, permitindo que os métodos decididamente pouco ortodoxos de Imogen passem despercebidos. Algumas cenas breves, porém intensas, impulsionam a trama e permitem que Moss interprete convincentemente uma heroína de ação de uma maneira que ela ainda não havia feito anteriormente. Além disso, a trama está repleta de elementos clássicos da espionagem, como códigos secretos e entregas discretas. No entanto, ao mesmo tempo em que a série oferece empolgantes cenas de ação, como tiroteios nas ruas à noite e perseguições frenéticas, ela também mantém os espectadores no escuro, confundindo-os com reviravoltas e traições confusas. A dependência excessiva de artifícios convenientes para manter a trama, juntamente com diálogos que explicam demasiadamente os motivos dos personagens e a inclusão de momentos cômicos que parecem fora de lugar levanta questionamentos sobre o verdadeiro valor do suspense que O Véu tenta criar.

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No entanto, a habilidade que Moss sempre demonstrou com maestria foi a de jogar jogos mentais com outros personagens na tela e com os espectadores. Grandes partes dos dois primeiros episódios de O Véu consistem apenas em diálogos entre Imogen e Adilah, em carros e em espaços silenciosos, sem revelarem completamente suas verdadeiras intenções. Moss e a excelente Marwan capturam essa dança delicada em suas performances; nunca fica claro o quanto do que elas compartilham é verdadeiro, o quanto cada mulher acredita e se o público deve estar percebendo mais do que os próprios personagens.

Assim como Imogen e Adilah,ambas tem facetas que mostram ao mundo e outras que escondem, cidades como Istambul e Paris existem em camadas ou atrás de véus, oferecendo tanto os aspectos conhecidos dos cartões-postais quanto os menos óbvios, que talvez só sejam reconhecidos pelos nativos.

Desde Mad Men e The Handmaid’s Tale, Moss se estabeleceu como uma atriz de nível absurdamente incrível em uma das épocas mais criativamente prolíficas da televisão. O Véu apresenta a oportunidade de explorar novos territórios, começando por um sotaque britânico refinado que eu descrevo como consistente o suficiente (Ouvir ela falar com sotaque é definitivamente estranho no início).

Infelizmente, os dois primeiros episódios disponibilizados pela Star+ não foram o suficiente para me prender, mas estou disposta a dar uma chance para a jornada de Imogen e Adilah me cativar nos próximos episódios.

Os dois episódios de O Véu serão lançados a partir do dia 30 de abril, com novos episódios todas as terças-feiras na Star+.

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