Cerca de 9 mil pessoas puderam aproveitar diversas atrações durante os dois dias no festival de cultura pop e geek, que contou com a presença de artistas, youtubers e dubladores conhecidos pelo Brasil.
Sucesso total. Um público histórico marcou presença nos pavilhões 1 e 4 no Parque Vila Germânica neste sábado, 27, e domingo, 28, em Blumenau. Cerca de 9 mil pessoas prestigiaram as atrações do Blumenau Comics Experience (BCX), festival de cultura pop e geek que contou com a presença de um dos maiores criadores de conteúdo do Brasil, Lucas Rossi Feuerschütte, conhecido como Luba; show da banda do Capitão Hunter; com a presença dos artistas Wesley, de As Crônicas de Wesley, Rafael Fritzen, de Ângulo de Vista, e Lucas Misunaga, da Arte do Luc. O evento ainda contou com a presença de um dos dubladores mais conhecidos do Brasil, Manolo Rey, dublador do Sonic nas versões dubladas dos desenhos animados; a dubladora, diretora de dublagem, Melissa Garcia, reconhecida por trabalhos com animes como YuGi-Oh, Dragon Ball Z, Irmão do Jorel, e de séries para a Disney XD; de Cláudio Galvan, dublador do Pato Donald, fazendo-a desde 1996, e do Ursinho Pooh; e Carlos Alberto, ou Cazobé, o dublador oficial do Homer e do vovô Simpson.
Os fãs da cultura geek ainda puderam aproveitar as apresentações de danças de K-Pop, concurso cosplay profissional, shopping geek, espaço para jogos eletrônicos e tatuagens, além de salas Vips, como a da Blu Computadores, Belli Studio, Casa Hunter de jogos, Conselho JEDI de SC, loja de jogos e varinhas mágicas. O sucesso do evento foi tanto, que lojas que estavam vendendo produtos, acabaram com o estoque ainda no sábado, 27, e outros presentes relataram que durante o BCX, venderam neste fim de semana, mais do que levariam um mês para vender.
Entre as lojas que tiveram um evento positivo, esteve a Poonya, de produtos artesanais e de crochê. “Agradecemos pela oportunidade de participar da BCX! Ficamos felizes que vendemos todos os nossos amigurumis no primeiro dia. Isso demonstra a importância do evento para a cena geek e pop da região do Vale do Itajaí e Santa Catarina. Estamos gratos por contribuir para a celebração da cultura geek local e esperamos contribuir colaborando em futuras edições”, relataram Georgette Wuleschen Hatem e Pamela Nagel, donas da loja.
O BCX é idealizado e coordenado pelos irmãos Ana Cristina Santos Beszczynski e André Santos, os dois estão à frente da Disse Sim Feiras e Eventos, realizadora do evento.
“A frase é clichê, mas novamente: nós, como organizadores, estamos com a sensação de dever cumprido. Foi muito trabalho e muito esforço para realizar mais um sonho. O BCX não tem apenas um único rosto, são diversas pessoas envolvidas com o evento, e estamos felizes de finalizar mais uma edição. Conseguimos mostrar novamente para Blumenau, que a cidade e o Vale do Itajaí tem espaço para o mercado pop e geek e muitos fãs interessados nesse tipo de evento”, conta André Santos, organizador e realizador do evento.
Novamente presente na segunda edição do BCX, a Liga da Super-Ação, entidade sem fins lucrativos de Blumenau, ficou surpresa e muito feliz, já que as doações arrecadadas durante este fim de semana chegaram a cerca de 4 toneladas de alimentos doados. “A Liga da Super-Ação existe há seis anos, fazendo visitas em Blumenau, Timbó, Jaraguá do Sul e Joinville, e essa é a nossa segunda vez participando do BCX. Na primeira edição, em 2023, arrecadamos uma tonelada de alimentos e esse ano, o número foi superior. Poder participar do BCX é muito gratificante para a Liga, superou todas as nossas expectativas”, comemora o presidente da Liga da Super-Ação, Julio Cesar Raulino.
Ele ainda explica que as doações serão entregues para a comunidade da Coripós, entidade AAPPMielo, projeto Encantar, Amigo Esperança e Shalom. “É muito bacana e gratificante poder participar do BCX e também poder interagir com crianças e adultos, levar um pouquinho dos personagens para cada fã apaixonado. É muito mágico estar no BCX, é isso que significa esse evento: magia”, finaliza Raulino.
A cosplayer Maria Cruz Saraiva concorda, e relata que o evento foi incrível tanto na organização quanto na relação com os outros cosplayers. “Tenho todos os feedbacks positivos para o evento, ele estava muito organizado, foi tudo maravilhoso! Além disso, foi um dos eventos que eu mais me senti acolhida e abraçada como artista e cosplayer, as pessoas pediam para tirar fotos, elogiavam, todo mundo foi super receptivo. Foi a primeira edição que frequentei, e espero vir outros anos”, finalizou.
O organizador André Santos encerra a edição do BCX 2024 com grandes expectativas para a próxima edição, que deve acontecer em 2025. “Realizar um evento desse tamanho é um grande desafio. Foram vários meses de trabalho árduo, desde a parte administrativa, teórica, prática, contatos, espaço, até a organização da equipe, do elenco, dos palcos. Contamos também com voluntários da FURB e do Senac Blumenau e a ajuda deles fez toda a diferença no evento; além de podermos contar, pelo segundo ano consecutivo, com a cerimonialista oficial do BCX, Gisele Scopel; com participações especiais de André Bonomini e Eva Pepper. Foi um grande desafio para que tudo pudesse sair perfeito, e esse final de semana provou que todo o trabalho árduo valeu a pena. Finalizamos com grande expectativas para a próxima edição, esperamos melhorar ainda mais. Todo evento é um aprendizado, então, vamos continuar aprendendo sempre, para voltar em 2025 ainda melhor”, conclui Santos.
Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/blumenaucomicsexperience
Texto: Iáscara Zultanski, com supervisão de Nane Pereira.
Divulgação Cultural/AI: Nane Pereira Comunicação Arte.