Inspirado em fatos reais, Pureza foi eleito pelo público como melhor longa durante a 2ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Lima, capital Peruana. Com direção de Renato Barbieri e produção de Marcus Ligocki Jr, o filme se baseia na trajetória de Pureza Lopes Loyola, mãe que parte em busca do filho Abel em uma mineradora da região amazônica. No drama, Pureza percorre cidades e fazendas e descobre um cruel sistema de recrutamento e encarceramento de trabalhadores rurais, relato que inspirou a criação da primeira instituição brasileira de combate ao trabalho escravo. Além desse sucesso, a mostra – realizada entre os dias 18 e 24 de maio -, exibiu outras 11 películas de grande bilheteria e reuniu um público 50% maior do que na primeira edição, em dezembro de 2022.
Fruto de uma parceria entre a Embaixada do Brasil em Lima, a Linhas Produções Culturais e o Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Peru (CCPUCP), o festival agitou as matinês peruanas com filmes que retratam a realidade contemporânea brasileira. Entre romances, dramas, biografias, comédias, animação e documentários, todos com imenso sucesso de público e de crítica, incluindo várias premiações no Brasil e no exterior, o principal intuito da iniciativa era promover a troca entre países latino-americanos e aproximar vizinhos por meio de produções culturais próprias e valores comuns.
Para além de Pureza, longa ganhador do Prêmio de Público, a mostra deu destaque a grandes produções nacionais como Medida Provisória, Depois a Louca sou Eu, Turma da Mônica – Lições, Clube dos Anjos, O Livro dos Prazeres, A Porta ao Lado, 45 do Segundo Tempo e para os amantes da música brasileira, os documentários Elis&Tom, Só Tinha de Ser com Você e Maria, Niguém Sabe Quem Sou Eu.