qui, 18 julho 2024

Qual o disfarce do assassino em um “Baile de Máscaras”?

Publicidade

Em Baile de Máscaras, de Lucas Pagani, os moradores da pacata e fictícia cidade de São Filipe são abalados por um evento trágico: um assassinato brutal na escola local. Tudo fica ainda mais estranho com os detalhes por trás da vítima… Durante 50 anos, o escritor Rui Córdova se esforçou para não pensar em Vânia, por quem foi apaixonado na época da adolescência. Até que ele é surpreendido pela visita inesperada da mulher. Porém, antes que possa explicar os motivos do retorno, ela é assassinada bem no meio de uma festa de formatura. A grande questão é: quem a matou? E por quê?

Neste suspense, a busca pela identidade do assassino revela uma teia de mentiras que atravessam gerações. Quem tenta juntar as peças do quebra-cabeça é a detetive Diana, que acaba por desenterrar segredos envolvendo uma rede clandestina de abortos, fraudes médicas e rivalidades por baixo dos panos. Cheio de reviravoltas, o enredo concilia a investigação do crime com o aprofundamento psicológico dos diversos protagonistas, cujas vidas se entrelaçam por traumas e dramas familiares.

Não, ela não tinha ideia. Não podia imaginar que terrível segredo 
a mulher carregava que poderia ter-lhe custado a vida, mas uma 
coisa ela sabia. Havia um segredo. 
(Baile de Máscaras, p. 110)

Publicidade

Entre idas e vindas no tempo, a narrativa mostra como cada personagem se relaciona com o mistério. Hoje viúvo, Rui era casado com a professora Agnes. Tida como estéril, ela e o marido adotam uma criança órfã, Galileu. Anos após a adoção, Agnes consegue engravidar, mas morre em um acidente no final da gestação. Enquanto isso, o obstetra Sérgio leva um bebê repentinamente para o exterior. Vânia sabe o que está por trás disso, mas a esposa do comandante do esquema ilegal, Clara, compra o silêncio dela sobre os crimes do marido. Duas décadas depois, diagnosticada com câncer, Vânia decide voltar ao vilarejo para finalmente contar a verdade sobre a filha de Rui.

Após o assassinato, muitos suspeitos surgem, incluindo o filho adotivo de Rui, o namorado da policial, um ex-aluno de Agnes e uma cantora famosa. As motivações são desvendadas em ritmo de thriller investigativo, ao estilo de Agatha Christie e do brasileiro Raphael Montes. O próprio título é uma referência não somente à festa do colégio, mas ao baile metafórico que está em curso na cidadezinha: os personagens dançam a coreografia dos mentirosos, disfarçados por trás de máscaras que escondem seu verdadeiro passado. Afinal, as aparências realmente enganam.

FICHA TÉCNICA

Título do livro: Baile de Máscaras
Autor: Lucas Pagani
Editora: Ascensão
ISBN/ASIN: 97865-991940-3-0
Formato: 16x23cm
Páginas: 334
Preço: R$ 50
Onde encontrar: Editora Ascensão

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Hachiko: Para Sempre

Histórias com cachorrinhos sempre são um tópico sensível para...

Crítica | A Filha do Pescador

Em A Filha do Pescador (La Estrategia del Mero),...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]