Publicidade
Publicidade
Início Notícias REDE MINAS EXIBE FILMES DA “MOSTRA DE CINEMA DE FAMA” EM PROGRAMAÇÃO...

REDE MINAS EXIBE FILMES DA “MOSTRA DE CINEMA DE FAMA” EM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL, DE SEXTA (18) A DOMINGO (20)

Publicidade

A pandemia foi um obstáculo para o setor cultural brasileiro, mas não freou a sétima arte. Nesta semana, começa a Mostra de Cinema de Fama e a Rede Minas dedica uma programação especial, em dias e horários extraordinários, para mostrar obras que estampam o festival de cinema. Nos dias 18, 19 e 20 vai ao ar um especial, da “Faixa de Cinema”, com filmes e animações para crianças e adultos. Para abrir a sessão de cinema da Rede Minas, o premiado “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” estreia na tela, nesta sexta (18), às 23h.

O fascinante universo dos maxacalis e seus rituais são revelados no documentário “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”. Dirigido pelo casal de cineastas Sueli e Isael Maxakali, que já têm na bagagem diversos outros títulos, a obra recebeu prêmio na Mostra de Tiradentes, em 2020. As gravações foram realizadas na comunidade de Aldeia Verde, em Ladainha (MG), e registradas na língua da etnia. No enredo, o ritual das yãmĩyhex (Mulheres-Espírito), que após passarem alguns meses na aldeia, se preparam para partir com uma grande festa de despedida.

A Faixa de Cinema especial se estende até o fim de semana. No sábado (19), os curtas são para as crianças e os fãs de animações.  A garotada já pode reservar o sofá e a pipoca porque às 19h30 começa a sessão. Para abrir a noite, “Pinguinics – O ataque vem do polo” (SP), de Sergio Martinello. Em seguida, a Rede Minas exibe “Vento Viajante”, produzido pelos alunos do ensino fundamental de Icapuí (CE); Dias felizes (RN), de André Santos; e o curta mineiro, de Juiz de Fora, “Vida dentro de um melão”, dirigido por Helena Frade.

No domingo (20), filmes que concorrem ao prêmio da Mostra Fama de Cinema e outros títulos já consagrados em festivais assumem a tela. Entre eles, “Aperto”, dirigido por Alexandre Estevanato e estrelado por Milton Gonçalves. A programação ainda traz  “Fragile”, de Ramon Faria; “A vida é coisa que segue”, de Bruna Schelb Corrêa; e “Do outro lado”, de David Murad.

Em sua quarta edição, a Mostra de Cinema de Fama exibe cerca de 40 títulos de nove estados brasileiros e cinco da França. Já consagrado no calendário audiovisual do país, o evento que acontecia na cidade de Fama, às margens do lago de Furnas, este ano tem formato online. O festival recebeu mais de 550 inscrições. Os selecionados participam das mostras temáticas. Uma delas vai premiar as produções nacionais. A mostra acontece entre os dias 17 e 20 de junho.

A Faixa de Cinema, especial Mostra de Cinema de Fama, estreia com o filme “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” nesta sexta (18), às 23h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

“Faixa de Cinema Especial – 4ª Mostra de Cinema de Fama”
Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

-18/06, às 23h – “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali
– 19/06, às 19h30 – “Pinguinics – O ataque vem do polo”, de Sergio Martinello; “Vento Viajante”, dos alunos da Rede Pública Municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE; “Dias felizes”, de André Santos; “Vida dentro de um melão”, de Helena Frade.
– 20/06, às 22h – “Fragile”, de Ramon Faria; “A vida é coisa que segue”, de Bruna Schelb Corrêa; “Do outro lado”, de David Murad; ”Aperto”, de Alexandre Estevanato.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile