“O Sol desvelado” é o segundo livro da trilogia dos robôs de Isaac Asimov. E aqui o autor se supera!

o_sol_desvelado_asimov Resenha |O sol desvelado, de Isaac Asimov

Resenha de O sol desvelado, de Isaac Asimov

“O Sol desvelado” é ainda melhor do que “As cavernas de aço” que eu já tinha gostado muito. Parece que o primeiro livro foi um ensaio e no segundo o autor já estava afiadissimo para o que viria.

O livro é policial investigativo mais “raíz” do que “As cavernas de aço”, e tem muito mistério envolvido. Vamos acompanhando a investigação de Elijah, um terráqueo em meio a robôs e siderais (homens que deixaram a Terra há muito tempo) em um planeta distante, Solaria.

O Parceiro Elijah vai ao espaço!

Como visto em “As cavernas de aço”, os humanos têm pânico de espaços abertos e ódio de robôs. E, ver como o personagem Elijah Baley enfrenta tudo isso, só não é mais legal do que o mistério em si. Se em “As cavernas de aço” o desafio era trabalhar com um robô e para os siderais, nesse segundo volume da série o investigador precisa lidar com a sua “agorafobia”.

Ele vai para outro planeta investigar um assassinato e no processo o autor vai nos fazendo de trouxa. Tem reviravolta até o último capítulo, lembrando os mestres do mistério: Agatha Christie e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.

livro_sol_desvelado Resenha |O sol desvelado, de Isaac Asimov

As leis da robótica são seguras?

E para os apaixonados por Asimov e suas histórias de robôs, um banho de alegria: Elijah testa e derruba alguns conflitos das três leis da robótica. E é um choque o modo como ele faz isso com as leis e com a tão aclamada lógica dos robôs.

Ao tirar as suas dúvidas e aprender com os robôs, Elijah transforma o humaniforme R. Daneel Olivaw, e acompanhamos a evolução desse personagem que vai aproximando a sua forma de pensar a um humano, tendo suas próprias reflexões e reinterpreta suas sinapses eletrônicas como sentimentos. É muito legal!

Quem já leu, conte aí as suas impressões sobre esse livrão! E quem não leu, tá esperando o quê?! Tenho certeza que fãs de mistério e de ficção científica vão amar esse livro.

capa_o_sol_desvelado Resenha |O sol desvelado, de Isaac Asimov

Ficha técnica

Título: O sol desvelado
Autor: Isaac Asimov
Tradução: Aline Storto Pereira
Editora: Aleph
Ano: 2014
Brochura | 286 páginas