“Dois anos após desvendar um assassinato em Solaria, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um mundo exterior.”
Resenha de Os robôs da alvorada, de Isaac Asimov
Começo dizendo o óbvio: é incrível, leiam!
Esse é (mais ou menos) o terceiro livro da trilogia de robôs. Acontece que a “Saga dos robôs de Asimov” é um pouco mais extensa, com 5 livros:
- Começa com “Eu, Robô”,
- Depois vem As Cavernas de Aço; [resenha]
- O Sol Desvelado;
- Imagem no Espelho (Visões de Robô);
- Os Robôs da Alvorada;
- e por fim, Os Robôs e o Império.
Esse último livro que ainda não foi lançado no Brasil pela Aleph, e gostaria muito de saber se vai sair.
Sobre a sequência para a leitura
Eu ainda não li “Visões de Robô”, percebi uma grande evolução do universo e de seus personagens. Em “Os robôs da alvorada” eles estão plenos! Humanos, siderais, espaciais ou terráqueos, os robôs e a galáxia, todos bem amarrados numa trama de tirar o fôlego.
Eu não senti falta, para a continuidade da história, não ter lido um dos livros da saga, porque acredito que ele seja como o “Eu, Robô”, que complementa, soma para a experiência, mas não chega a ser essencial para acompanhar a trajetória dos personagens. Em breve terei esse livro nas mãos e conto mais detalhes para vocês.
É sci-fi ou é policial investigativo?
O lado policial investigativo misterioso de Asimov foi ampliado consideravelmente em “O sol desvelado” e nesse pseudo “3° livro” isso foi extrapolado de uma forma maravilhosa.
O autor vai deixando pistas ao longo da história, eu fiquei paranoica duvidando de tudo e de todos! E o desfecho foi brilhante, a lá Elijah Baley, com direito a plot twist, confusão e desespero!
Essa é uma saga de robôs!
E os robôs surpreendem muito! Que livro, gente! Terminei de ler e corri para buscar o “Os robôs e o Império” porque não queria mais sair desse universo! Existe uma versão digital que pode ser encontrada facilmente na web. Mas, já aviso que ele tem alguns probleminhas: erros de digitação e tradução meio livre (acredito), a experiência não está das melhores.
Quem aí já leu essa trilogia, ou parte da saga dos robôs de Asimov? Conta aí nos comentários!
Ficha técnica
Título: Os robôs da alvorada
Autor: Isaac Asimov
Tradução: Aline Storto Pereira
Editora: Aleph
Ano: 2015
Brochura | 542 páginas