Resenha | Os robôs da alvorada, de Isaac Asimov

“Dois anos após desvendar um assassinato em Solaria, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um mundo exterior.”

Resenha de Os robôs da alvorada, de Isaac Asimov

Começo dizendo o óbvio: é incrível, leiam!

Esse é (mais ou menos) o terceiro livro da trilogia de robôs. Acontece que a “Saga dos robôs de Asimov” é um pouco mais extensa, com 5 livros:

  • Começa com “Eu, Robô”,
  • Depois vem As Cavernas de Aço; [resenha]
  • O Sol Desvelado;
  • Imagem no Espelho (Visões de Robô);
  • Os Robôs da Alvorada;
  • e por fim, Os Robôs e o Império.

Esse último livro que ainda não foi lançado no Brasil pela Aleph, e gostaria muito de saber se vai sair.

Sobre a sequência para a leitura

Eu ainda não li “Visões de Robô”, percebi uma grande evolução do universo e de seus personagens. Em “Os robôs da alvorada” eles estão plenos! Humanos, siderais, espaciais ou terráqueos, os robôs e a galáxia, todos bem amarrados numa trama de tirar o fôlego.

Eu não senti falta, para a continuidade da história, não ter lido um dos livros da saga, porque acredito que ele seja como o “Eu, Robô”, que complementa, soma para a experiência, mas não chega a ser essencial para acompanhar a trajetória dos personagens. Em breve terei esse livro nas mãos e conto mais detalhes para vocês.

É sci-fi ou é policial investigativo?

O lado policial investigativo misterioso de Asimov foi ampliado consideravelmente em “O sol desvelado” e nesse pseudo “3° livro” isso foi extrapolado de uma forma maravilhosa.

O autor vai deixando pistas ao longo da história, eu fiquei paranoica duvidando de tudo e de todos! E o desfecho foi brilhante, a lá Elijah Baley, com direito a plot twist, confusão e desespero!

Essa é uma saga de robôs!

E os robôs surpreendem muito! Que livro, gente! Terminei de ler e corri para buscar o “Os robôs e o Império” porque não queria mais sair desse universo! Existe uma versão digital que pode ser encontrada facilmente na web. Mas, já aviso que ele tem alguns probleminhas: erros de digitação e tradução meio livre (acredito), a experiência não está das melhores.

Quem aí já leu essa trilogia, ou parte da saga dos robôs de Asimov? Conta aí nos comentários!

Ficha técnica

Título: Os robôs da alvorada
Autor: Isaac Asimov
Tradução: Aline Storto Pereira
Editora: Aleph
Ano: 2015
Brochura | 542 páginas

Daniela Mattoshttps://estacaonerd.com.br
Apaixonada por Ficção Científica, indie rock e séries. Louca por livros, Whovian. Aguardo ansiosamente pela minha vez de fazer companhia ao louco em sua caixa azul.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...

Crítica | As Panteras

Em 1976 foi ao ar nos Estados Unidos o primeiro capítulo da série "Charlie's Angels" (As Panteras, no Brasil). O seriado foi...