Rita Lee Jones, a Rainha do Rock brasileiro que encantou gerações com sua criatividade artística, carisma e empoderamento, nos deixou na noite de ontem, aos 75 anos, após uma batalha contra o câncer, travada desde 2021.
Além de ter sido uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, Rita Lee também se destacou na sétima arte, aparecendo em filmes como atriz, assim como ela própria em documentários mais recentes.
Neste especial em homenagem a eterna Rainha do Rock Nacional, listamos alguns filmes com Rita Lee que muita gente já fez questão de conferir no escurinho do cinema, chupando drops de anis.
O INÍCIO (DÉCADA DE 1960)
Rita Lee apareceu pela primeira vez nos cinemas em uma participação especial no filme “As Amorosas“, de 1968, como uma cantora de casa noturna. Dirigido por Walter Hugo Khouri, o filme foi estrelado por Lilian Lemmertz e Paulo José.
Um ano depois, em 1969, Rita apareceu junto aos seus colega da banda Os Mutantes (Arnaldo Baptista e Sérgio Dias) na comédia “Os Paqueras“, de Reginaldo Faria.
DÉCADAS DE 1980 E 1990
Durante os anos 80, Rita Lee apareceu em mais projetos cinematográicos, chegando a brilhar em “Dias Melhores Virão” (1989), de Cacá Diegues, como Mary Shadow, uma atriz internacional, dublada pela protagonista da história, Maryalva Matos (personagem de Marília Pêra).
Em 1986, a artista participou do filme televisivo “Cida, a Gata Roqueira“, com Cláudia Raia e Evandro Mesquita, além de também ter feito uma participação no filme “Fogo e Paixão” (1988).
Em 1992, a Rainha do Rock brasileiro interpretou ninguém menos que Raul Seixas, Rei do Rock Nacional, no curta-metragem “Tanta Estrela Por Aí…“, que conta a história real da vez que o cantor foi confundido como um impostor de si mesmo.
Confira o curta:
Vale destacar que, durante a década de 90, Rita Lee também passou por várias telenovelas da Globo, sendo a mais marcante Vamp, onde ela interpretou a caricata Lita Ree, uma versão vampiresca dela própria.
Em 2002, a cantora participou do filme “Durval Discos“, da cineasta Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), como Tia Julieta.
ANIMAÇÕES
No mundo das animações, Rita Lee desempenhou dois papéis memoráveis. O primeiro foi dando voz a desbocada e acoólatra Rê Bordosa em “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” (2006), longa baseado nos cartoons de Angeli.
O segundo, mais voltado para o público infantil, foi a animação em stop-motion brasileira “Minhocas“, onde ela dublou Martha, minhoca que ganhou cabelos ruivos e olhos claros em homenagem à artista.
ÚLTIMOS TRABALHOS E DOCUMENTÁRIOS
Seu último trabalho nas telonas foi “A Primeira Missa: ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum“, onde interpretou uma pirata. Dirigido por Ana Carolina, o filme é inspirado no quadro “Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles, e a história acompanha um grupo de cineastas tentando remontar a cena.
Já nos documentários, Rita Lee apareceu como ela mesma em imagens de arquivo de “Uma Noite em 67” (2010) e “Tropicália” (2012). A cantora narrou o longa-metragem de documentário “Democracia em Preto e Branco“, de 2014, dirigido por Pedro Asbeg.