“Ritas”, longa-metragem que leva para as telonas a última entrevista inédita e diversas facetas de Rita Lee, é oficialmente o documentário brasileiro mais assistido nos cinemas em 2025. Antes de completar quatro semanas de exibição, o filme já levou mais de 33,2 mil espectadores ao circuito comercial. A informação, divulgada pela Biônica Filmes, distribuidora do documentário junto da Paris Filmes, reafirma a força do filme sobre a rainha do rock brasileiro e do cinema nacional mesmo em um momento de grande concorrência para produções internacionais no circuito de cinema.
Desde a última quinta-feira, o longa, de Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, segue em cartaz em 36 salas e ampliou seu alcance com o lançamento em outras em 27 salas do Circuito Spcine, com direito a sessões seguidas de debate com o diretor. A primeira ocorreu no dia 12, no CCSP – Lima Barreto (12/06, às 19h), e a próxima acontecerá no CEU Butantã, no dia 18 de junho, às 17h.
Os espectadores do Circuito Spcine também poderão participar de sorteios para ganhar um cartaz oficial de “Ritas” nas 27 salas que exibem o filme. Os interessados que não estão em São Paulo e querem em garantir uma cópia do cartaz, podem também fazer o download da arte para impressão, disponibilizado na página oficial do filme no Instagram.
Antes de chegar ao circuito comercial, “Ritas” iniciou sua carreira no festival É Tudo Verdade, onde abriu a programação em São Paulo, com duas sessões esgotadas e mais de 700 espectadores, e lotou também as salas no Rio de Janeiro, já mostrando seu potencial ao conquistar público e crítica.
“Assisti sorrindo o tempo todo, feliz de estar vendo Rita Lee. Nunca existirá outra igual a essa. Desceu no Brasil esta alma, e veio para botar para quebrar. E botou para quebrar!”
Ney Matogrosso
“Ritas é a cara de Lee e, sendo assim, não poderia se deixar levar por uma bad trip, é sempre positivo e alto astral, como deveria ser.”
– Raíssa Ferreira, Feito por Elas
“Ritas é exatamente o que era Rita Lee: um ponto de luz dentro da cultura pop brasileira”
– Roberto Sadovski, Splash UOL
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.