Por trás das câmeras e das luzes do palco, o Rock in Rio é uma verdadeira orquestra de pessoas trabalhando em perfeita harmonia. O lema da Rock World, “Sonhar e Fazer Acontecer”, é a força motriz que guia cada decisão e ação, transformando a visão do festival em uma realidade vibrante. Faltando apenas 50 dias para a abertura de portas, a energia na Cidade do Rock é palpável e a expectativa cresce. Neste momento, a área de 385 mil m2 está em plena construção e vem ganhando novos contornos a cada minuto.
A Cidade do Rock já é uma cidade com muitos habitantes, de operários de montagens à profissionais de limpeza e, entre tantas outras áreas relevantes para a construção deste parque de entretenimento: uma equipe robusta do festival — de operações, produção, engenharia, talentos, pluralidade, marketing, artístico, parcerias e jurídico etc — já está instalada na Cidade do Rock cuidando de cada detalhe da edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo.
Para esta festa estar à altura das mais de 700 mil pessoas que estarão presentes, o time Rock in Rio está instalado em um espaço na própria Cidade do Rock, o Rock Office, e acompanha diariamente toda a construção. Isso porque, diferentemente de um evento tradicional, o Rock in Rio investe pesado em experiência e, por aqui, a conversa é sobre a “música além da música”, o que exige uma ampla logística e planejamentos antecipados para estas mega montagens, com palcos cenografados, instalação de banheiros na rede de esgoto, construção de vilas de camarins, de áreas de abastecimento para o período do evento e muito mais.
Nos bastidores, a preparação é minuciosa. São cerca de 270 pessoas dedicadas diretamente à organização do festival, além de mais de 500 envolvidos na construção e ajustes da infraestrutura neste momento. Com um time tão grande, a coordenação entre diferentes departamentos é crucial para garantir que as peças do quebra-cabeça se encaixem. Desde a Logística, Acessibilidade e Produção até o Credenciamento e Curadoria Artística, cada aspecto é planejado para garantir que tudo corra perfeitamente.
“São dois anos de trabalho. Cada flor, cada paisagismo, cada cor de parede, é pensada por uma equipe grande focada em levar a magia para todas as pessoas”, conta Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World.
No Rock Office, há diversas salas para acomodar toda a equipe, como o time de POE, responsável pela produção, operação e engenharia. Também há a área de PMO (Project Managment Owner), departamento que tem a visão holística da empresa e que propõe a melhor integração dos times, ou seja, como cada área pode colaborar melhor entre elas, além de identificar, estruturar e otimizar os processos.
Já o time Artístico é responsável por toda a construção criativa dos conteúdos artísticos do festival, além de cuidar de todos os processos necessários para tornar esta magia realidade na Cidade do Rock. Por exemplo, é esta equipe que cuida da curadoria de todos os sete palcos, concepção dos espetáculos, além de realizar a contratação dos artistas e gestão de toda logística de backstage.
A equipe de Marketing é a responsável pelo gerenciamento da Propaganda, Assessoria de Imprensa, Conteúdo, Social Media, UGC (conteúdo gerado pelo usuário), Projetos Editoriais e Embaixadores da Marca, como influenciadores e time interno. “O Rock in Rio está na vida das pessoas há 40 anos, e somos responsáveis por cuidar da plataforma de comunicação desta marca, que é uma das mais amadas do país. Criamos desde as maiores campanhas do festival que transmitem toda a emoção do público e sua relação afetiva com a nossa história até as comunicações que contribuem para a melhor experiência dos fãs no festival”, explica Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World.
O departamento de Parcerias é responsável pelo relacionamento entre o Rock in Rio e as marcas parceiras do festival. Este time cuida desde a prospecção, apresentação dos projetos, negociação, até a gestão do relacionamento dessas marcas antes, durante e após o festival. Tudo com o objetivo de garantir que as marcas parceiras também promovam experiências inesquecíveis que vão ficar para sempre na memória dos fãs, dentro e fora da Cidade do Rock.
Essas são algumas das diversas áreas que trabalham na Rock World e trabalham durante todo o ano para colocar de pé o maior festival de música e entretenimento do mundo. “Costumamos dizer que a próxima edição sempre será a melhor, porque trabalhamos com um time experiente, preparado e apaixonado por contar as melhores histórias e promover os melhores momentos para o nosso público”, finaliza Ana Deccache.
Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groov; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).