Sem hardware potente? Games indie e jogos de carta são alternativas leves e divertidas para o PC

Acompanhar a evolução de hardware nunca é algo fácil. Com os jogos cada vez mais potentes e grandes, é complicado ter um PC gamer sem investir pesado na máquina. No entanto, não ter a placa de vídeo de última geração e uma internet capaz de aguentar qualquer conexão multiplayer não impossibilitam o divertimento.

Mesmo na era das superproduções dos games mais modernos, é possível se divertir com o PC básico. Abaixo, separamos algumas alternativas leves de divertimento que são compatíveis com praticamente qualquer computador contemporâneo.

Jogos indie


Uma alternativa sempre interessante é procurar pelos chamados jogos indie. Geralmente eles são leves e bem menos pesados do que games de outros gêneros. Apesar de não contar com grande capacidade gráfica, há vários muito bem avaliados pela crítica.

Um caso recente de bastante sucesso é Slay the Empire, jogo disponível na Steam que foi lançado em janeiro deste ano e que vem agradando aos fãs. A desenvolvedora Mega Crit Games combinou jogos de carta com roguelike para criar um game estratégico e ao mesmo tempo cheio de ação.

De acordo com a classificação das críticas expostas na Steam, Slay the Empire tem como média análises extremamente positivas. Além disso, o site Metacritic classifica o game como um dos melhores do ano com a nota 89 — no gênero PC, atualmente está atrás apenas de Devil May Cry 5 e Sekiro: Shadows Die Twice.

O melhor de tudo é que Slay the Empire tem requisitos muito baixos, como 1GB de HD livre, 4GB de memória RAM, placa de vídeo de só 256mb e outros que são bem leves nos dias atuais.

Há muitos que merecem destaque no rol dos games leves e bem avaliados. Um deles é Into the Breach, com nota que beira os 90 no Metacritic. “É um jogo de estratégia baseado em turnos com foco na luta entre a civilização humana e uma ameaça alienígena. O jogo apresenta um estilo minimalista, e vê você controlando mechas poderosos enquanto protege estruturas vitais através de redes de oito por oito”, aponta o site Red Bull.

É possível ir bem além e baixar jogos ainda mais leves, mas com alta dose de diversão. Em 2018, por exemplo, o site TechTudo listou os sete melhores games online que são bem leves e podem rodar em praticamente qualquer máquina. Entre eles, Thomas Schulze listou jogos como Meat Boy, Frog Fractions, DDTank e alguns outros.

Já o site techradar listou o jogo Braid como o melhor de todos os tempos do gênero indie. Lançado em 2009, esse game faz com que o jogador resolva quebra-cabeças de maneira criativa e envolvente. Em um estilo pictórico clássico, Braid é bem leve e pode ser adquirido na loja da Steam.

Outra pedida muita interessante é Inside. Dos mesmos criadores do sucesso Limbo, esse jogo de mistério é bem avaliado pela crítica e faz uso de cores escuras para dar um tom ainda mais denso ao game.

Jogos de carta

Essa é uma opção que também garante muito entretenimento e que pode levar até a uma carreira profissional. O poker encabeça as possibilidades de diversão dos jogos de carta na internet.

Popular no mundo todo, é possível praticar o poker sem precisar de casa. Além disso, a ascensão do poker online fez com que muitos sites se especializassem no poker rápido, sem burocracia e prático. É o caso do Replay Poker, que conta com diferentes salas para jogar gratis e com a possibilidade de jogar vários momentâneos — tudo isso com apenas um rápido cadastro pelo Facebook.

De forma recreativa, o poker pode render várias horas de passatempo e diversão em qualquer lugar. Já para os profissionais, é uma forma de viver exclusivamente das cartas. No Brasil, há vários casos de jogadores que jogam poker de maneira integral, como João Simão, Bruno Volkmann, André Akkari e milhares de outros.

O poker não é o único. Você sabia que também dá para jogar o tradicional buraco na internet? É o caso do site Ludi Jogos, que disponibiliza a possibilidade de jogar esse conhecido jogo de forma multiplayer.

Na internet há a alternativa de jogar outros games online ou contra a máquina, como é o caso de truco, paciência, tranca e muito mais. Se você estiver disposto a aprender as regras desses e de outros jogos, vale a pena clicar neste link para conhecê-las.

Sempre experimente as alternativas

Essa é uma dica válida até para quem tem PC potente. Muitas vezes os games indie e os jogos de carta geram ótimas doses de diversão. No caso dos jogos indie, por serem produções simples e criativas, na maioria das vezes o gamer não precisa se estressar para completar as fases.

Vale a pena dar uma chance para os meios alternativos de entretenimento. Seja para apenas conhecê-los ou para levá-los a sério, você pode se surpreender positivamente.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

SE LIGA

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...

Os filmes mais esperados de 2019

Primeiro dia do ano, mas já tem gente fazendo planos futuros pras estreias que acontecerão no cinema. Algumas delas, aguardadas desde 2018! Confira nossa lista...