qua, 24 abril 2024

Sem hardware potente? Games indie e jogos de carta são alternativas leves e divertidas para o PC

Publicidade

Acompanhar a evolução de hardware nunca é algo fácil. Com os jogos cada vez mais potentes e grandes, é complicado ter um PC gamer sem investir pesado na máquina. No entanto, não ter a placa de vídeo de última geração e uma internet capaz de aguentar qualquer conexão multiplayer não impossibilitam o divertimento.

Mesmo na era das superproduções dos games mais modernos, é possível se divertir com o PC básico. Abaixo, separamos algumas alternativas leves de divertimento que são compatíveis com praticamente qualquer computador contemporâneo.

Jogos indie

Publicidade

Uma alternativa sempre interessante é procurar pelos chamados jogos indie. Geralmente eles são leves e bem menos pesados do que games de outros gêneros. Apesar de não contar com grande capacidade gráfica, há vários muito bem avaliados pela crítica.

Um caso recente de bastante sucesso é Slay the Empire, jogo disponível na Steam que foi lançado em janeiro deste ano e que vem agradando aos fãs. A desenvolvedora Mega Crit Games combinou jogos de carta com roguelike para criar um game estratégico e ao mesmo tempo cheio de ação.

De acordo com a classificação das críticas expostas na Steam, Slay the Empire tem como média análises extremamente positivas. Além disso, o site Metacritic classifica o game como um dos melhores do ano com a nota 89 — no gênero PC, atualmente está atrás apenas de Devil May Cry 5 e Sekiro: Shadows Die Twice.

O melhor de tudo é que Slay the Empire tem requisitos muito baixos, como 1GB de HD livre, 4GB de memória RAM, placa de vídeo de só 256mb e outros que são bem leves nos dias atuais.

Há muitos que merecem destaque no rol dos games leves e bem avaliados. Um deles é Into the Breach, com nota que beira os 90 no Metacritic. “É um jogo de estratégia baseado em turnos com foco na luta entre a civilização humana e uma ameaça alienígena. O jogo apresenta um estilo minimalista, e vê você controlando mechas poderosos enquanto protege estruturas vitais através de redes de oito por oito”, aponta o site Red Bull.

É possível ir bem além e baixar jogos ainda mais leves, mas com alta dose de diversão. Em 2018, por exemplo, o site TechTudo listou os sete melhores games online que são bem leves e podem rodar em praticamente qualquer máquina. Entre eles, Thomas Schulze listou jogos como Meat Boy, Frog Fractions, DDTank e alguns outros.

Publicidade

Já o site techradar listou o jogo Braid como o melhor de todos os tempos do gênero indie. Lançado em 2009, esse game faz com que o jogador resolva quebra-cabeças de maneira criativa e envolvente. Em um estilo pictórico clássico, Braid é bem leve e pode ser adquirido na loja da Steam.

Outra pedida muita interessante é Inside. Dos mesmos criadores do sucesso Limbo, esse jogo de mistério é bem avaliado pela crítica e faz uso de cores escuras para dar um tom ainda mais denso ao game.

Jogos de carta

Essa é uma opção que também garante muito entretenimento e que pode levar até a uma carreira profissional. O poker encabeça as possibilidades de diversão dos jogos de carta na internet.

Popular no mundo todo, é possível praticar o poker sem precisar de casa. Além disso, a ascensão do poker online fez com que muitos sites se especializassem no poker rápido, sem burocracia e prático. É o caso do Replay Poker, que conta com diferentes salas para jogar gratis e com a possibilidade de jogar vários momentâneos — tudo isso com apenas um rápido cadastro pelo Facebook.

De forma recreativa, o poker pode render várias horas de passatempo e diversão em qualquer lugar. Já para os profissionais, é uma forma de viver exclusivamente das cartas. No Brasil, há vários casos de jogadores que jogam poker de maneira integral, como João Simão, Bruno Volkmann, André Akkari e milhares de outros.

Publicidade

O poker não é o único. Você sabia que também dá para jogar o tradicional buraco na internet? É o caso do site Ludi Jogos, que disponibiliza a possibilidade de jogar esse conhecido jogo de forma multiplayer.

Na internet há a alternativa de jogar outros games online ou contra a máquina, como é o caso de truco, paciência, tranca e muito mais. Se você estiver disposto a aprender as regras desses e de outros jogos, vale a pena clicar neste link para conhecê-las.

Sempre experimente as alternativas

Essa é uma dica válida até para quem tem PC potente. Muitas vezes os games indie e os jogos de carta geram ótimas doses de diversão. No caso dos jogos indie, por serem produções simples e criativas, na maioria das vezes o gamer não precisa se estressar para completar as fases.

Vale a pena dar uma chance para os meios alternativos de entretenimento. Seja para apenas conhecê-los ou para levá-los a sério, você pode se surpreender positivamente.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Critica | Megamente VS Sindicato da Perdição

O filme Megamente, lançado em 2010, marcou uma importante...

Crítica | Contra o Mundo

Uma crítica cinematográfica se desenvolve geralmente em torno de...
Marcos Daikak
Marcos Daikakhttp://estacaonerd.com/games
Estudante de Jogos Digitais na Universidade FUMEC, especialista em games.