
Dirigido por Leonardo Lacca “Seu Cavalcanti”, seu segundo longa-metragem, tem trailer oficial divulgado, em tom irreverente que reflete a personalidade do personagem-título. O filme poderá ser assistido nos cinemas a partir do dia 11 de setembro, com pré-estreias agendadas em São Paulo (30 de agosto, no Espaço Petrobras de Cinema) e Recife (1º de setembro, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Derby).
O longa tem o avô do realizador como protagonista e é o resultado de quase 20 anos de trabalho, entre registros documentais, cenas ficcionais, edição, dublagens e até efeitos especiais.
“Seu Cavalcanti” é um “docuficção” de cunho familiar que nos apresenta Seu Cavalcanti, um homem de mais de 90 anos que, depois de sofrer uma grande contrariedade, tenta reconquistar a sua independência e prestígio na sociedade. Lacca explica: “Eu me libertei da preocupação em definir se é um documentário ou ficção. Meu foco estava no personagem, na narrativa. Embora seja uma história com meu avô, quis criar um filme universal.”
Leonardo Lacca começou a filmar seu avô em 2003, quando teve acesso a uma câmera emprestada da universidade. Desde então, sempre que surgia uma oportunidade, registrava momentos com Seu Cavalcanti. “Ele começou a perceber a câmera e a aceitou como parte da nossa rotina“, relembra o diretor. Com o tempo, o avô tornou-se colaborador ativo e ator de sua própria história. Mesmo após sua morte, no início de 2016, o projeto seguiu, com a ausência de Seu Cavalcanti sendo incorporada à narrativa.
“Foi uma loucura transformar 20 anos em um filme… a montagem foi um processo lento, natural, livre e de muita descoberta“, comenta Lacca. A edição, conduzida por Luiz Pretti e Ricardo Pretti, ocorreu ao longo de dez anos, em diversas etapas e cidades, como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Quando começaram a trabalhar juntos, em 2012, havia 20 horas de material em miniDV e outros formatos. Ao final do processo, esse volume quase triplicou.
Inicialmente produzido de forma independente pela Trincheira Filmes, o projeto foi ganhando novos parceiros com o tempo. Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho, da Cinemascópio Produções, e Mannu Costa, da Plano 9, se uniram à produção, contribuindo com recursos e experiência artística. “Essas colaborações não apenas proporcionaram recursos para uma finalização de qualidade, mas também trouxeram uma riqueza de visão ao projeto“, destaca Lacca.
Além de Seu Cavalcanti, protagonista do filme, e de suas filhas, Tereza Cavalcanti e Isabel Novaes, o elenco conta com a participação especial da atriz Maeve Jinkings (“Aquarius”, “Carvão”), que contracena com o avô do diretor em cenas improvisadas filmadas em 2013. Lacca e Maeve se conheceram durante a preparação de elenco de “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, e construíram uma amizade desde então. “Foi uma honra pra mim testemunhar e eternizar essas relações através do cinema“, comenta a atriz. O elenco também inclui Tânia Maria, atriz potiguar que ficou conhecida pelo bordão “que roupa é essa, menino?“, em “Bacurau”. Convidada após a preparação de elenco, ela participa de uma das cenas do longa com sua já característica espontaneidade e também é destaque em “O Agente Secreto”.
Na equipe técnica, destacam-se nomes como o fotógrafo Pedro Sotero, o compositor Tomaz Alves Souza — autor da música “O Silêncio da Madrugada”, ouvida na abertura –, e o designer Raul Luna, que assina a sequência inicial do filme. A pós-produção de som, conduzida por Marina Silva, Carlos Montenegro e Roberto Espinoza, foi responsável por construir toda a ambiência sonora do longa, com destaque para as dublagens feitas em estúdio pelo próprio Seu Cavalcanti. A correção de cor, realizada por Gustavo “Tijolinho” Pessoa, conferiu à obra sua textura visual marcante, pensada para ser vivida nas salas de cinema.
A première nacional de “Seu Cavalcanti” aconteceu na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, onde integrou a sessão competitiva Olhos Livres.