Título: Shada
Autor: Douglas Adams
Adaptação: Gareth Roberts
Tradução: Juliana Romeiro
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Especificações: Bruchura | 352 páginas

Sinopse:
A série de TV “Doctor Who” é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs. O seriado acompanha o Doutor – um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura ‘perdida’ de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de “O guia do mochileiro das galáxias”, Shada traz o 4º Foutor e sua companheira Romana II.

 

Sobre Shada em livro

É uma adaptação muito boa de roteiro para livro, mérito de Gareth Roberts. A genialidade da história de Douglas Adams é admirável. A trama é cheia de reviravoltas, humor e ironia, como as demais histórias do autor.

Tudo começa com uma visita do Doutor e Romana à Universidade de Cambridge. Coincidentemente, um outro extraterrestre chamado Skagra também está por lá. Quando coisas estranhas começam a acontecer, o Doutor resolve fazer uma visita a um antigo amigo, o Professor Chronotis.

Imagem do episódio perdido, de 1979.

 

Alguns mistérios rodeiam a história desse professor, e foi atrás dele que Skagra veio para Terra. Ele busca um livro que está sob o poder do professor. Um livro antigo de Gallifray que é a chave de Shada, um planeta prisão para detentos “especiais”.

Eu não conhecia o 4º Doutor, ainda não assisti a Romana II na série clássica, e isso não estragou em nada a minha experiência. O texto é tão bom, e a trama tão envolvente, que é muito fácil se apegar aos personagens. E quando terminei fiquei ainda mais curiosa para ver na série a atuação do famoso Doutor do cachecol.

 

Shada em animação

Enquanto lia Shada pensava no episódio que se perdeu. Imaginava que seria mesmo um baita episódio. E nos últimos dias a BBC anunciou que o episódio foi recuperado e será lançado em animação. Nem preciso dizer que a comunidade Whovian está em festa!

A BBC Worldwide anunciou que Shada será finalizada. Como o episódio foi abandonado na parte das filmagens que deveriam ser feitas em estúdio, para completar o arco (conjunto de episódios que formam a história) será feito um combinando da filmagem original remasterizada com uma animação colorida.

Confere o trailer!

Voltando ao livro. Ainda dá tempo de ler antes de assistir o episódio. Eu recomendo e muito essa leitura!