Stranger Con Brasil

Veja nossos últimos stories

Aconteceu em SP e no RJ, a Stranger Con, evento que reuniu uma legião de fãs da série Stranger Things, com a presença de Noah Schnapp, ator que interpreta o garoto-chave para o desenvolvimento da história, Will Byers. Fãs presentes criticaram a pontualidade e falta de estrutura para receber o público, pois vários imprevistos acabaram tumultuando a organização da equipe responsável pelo evento.

Inicialmente, a Stranger Con estava prevista para outubro de 2018, porém, com o atraso nas gravações da terceira temporada, Noah não conseguiria comparecer nas datas apontadas nos ingressos, fazendo com que a ocasião fosse adiada para janeiro de 2019. Este foi um dos primeiros motivos a deixar os fãs desanimados, até porque, dois meses depois, Noah aparecera como convidado Netflix ao lado de Sadie e Caleb (Max e Lucas) na Comic Con Experience 2018. Os ingressos para a Stranger Con começaram a ser vendidos em abril de 2018, com valores mais básicos para pais acompanhantes, entre setores diferenciados, e mais altos para o meet and greet (conversar e tirar foto com o ator, incluindo autógrafo). Para aliviar o estresse do cancelamento causado por aqueles que fizeram a compra dos primeiros lotes, a organização do evento ofereceu um upgrade, incluindo no local um cenário da série, um painel interativo com luzes, arcades, estande com produtos licenciados e lanchonete no local, além de uma selfie com o ator no momento do autógrafo.

No sábado, 19, primeiro dia de Stranger Con, houve atraso e confusão no Rio de Janeiro para encontrar a bilheteria, trocada de local sem aviso prévio, pela Ribalta. O evento foi liberado para o público uma hora depois do horário prometido. Já em São Paulo, domingo, 20, o estresse entre os fãs foi bem maior.

A abertura da casa Tropical Butantã estava prevista para às onze e meia, porém só foi liberado uma e meia da tarde. A fila para troca do ingresso pela pulseira de acesso ao evento estava extremamente longa, dando uma volta inteira no quarteirão do local, com muitos passando mal aguardando por mais de três horas com Sol em seu auge, em plenos 36oC. Após a retirada dessa pulseira, as pessoas tinham que ir para outra fila ao lado da fila principal, e aguardar mais algumas horas até liberação da entrada na casa. Ao entrar, o espaço era extremamente limitado para a alta demanda de ingressos vendidos e as cadeiras plásticas posicionadas estavam “grudadas” uma na outra, impedindo os presentes de transitarem com conforto pelo espaço. Pessoas que não compraram setor 1, invadiram as cadeiras disponibilizadas para este tipo de ingresso, deixando em pé alguns que ainda estavam nas filas e só conseguiram entrar no evento muito depois.

- Advertisement -

Não havia fiscalização para verificar tipo de pulseira correspondente à localização da cadeira. Os staffs presentes mostraram-se amadores e sem nenhuma experiência para eventos de grande porte. Confundiram-se várias vezes na ordem de chamada dos fãs para os autógrafos, e tentaram organizar filas por ordem de cadeiras no meet and greet, mas não funcionou tão bem, visto que a tal da selfie prometida no upgrade não foi cumprida, e o meet and greet foi apressado, já que o cronograma do evento estava mais do que atrasado.

Foi decidido, no lugar da selfie com o ator, filmar o momento do autógrafo com celular particular, mas a staff responsável por este serviço não conseguiu focalizar a maioria das gravações. Além dos atrasos, uma assessora presente, destratou vários fãs, gritando e empurrando-os quando abraçavam ou beijavam o ator. O estande de vendas de produtos era bem pequeno e com menos de uma hora de evento quase não havia nada mais de Stranger Things à venda. O cenário era bem modesto, porém bonito, abrangendo uma lona de fundo e uma réplica em tamanho real do Demogorgon ao lado. O painel de luzes interativo não estava disponível e os arcades, infelizmente acomodados sem muito espaço. As filas para a lanchonete contabilizaram em média duas horas e meia para adquirir fichas, e mais uma hora e meia para retirar a comida comprada. A entrada no evento portando comida não era permitida. Os banheiros estavam precários, sem sabonete, com algumas portas sem trinco, e para piorar, com três horas de evento já não havia mais água para dar
descarga. Vários pais furiosos que vieram de longe para realizar o sonho dos fãs mirins, não satisfeitos com o andamento do evento, tumultuaram o espaço dos staffs para cobrar da organização pelo menos uma satisfação do que estava acontecendo. Alguns até solicitaram a presença da PM, mas logo tudo se resolveu e a organização voltou sua programação normal.

Apesar de todo o transtorno, a trilha sonora estava muito bem selecionada. Enquanto holofotes passeavam entre o palco e o público, clássicos dos anos 80, como A-Ha, Cindy Lauper e Oingo Boingo, animavam a galera que esperava sua vez para ser chamada. O clima era um misto de ansiedade, emoção e nostalgia. Pôsteres exclusivos da terceira temporada da série foram distribuídos logo na entrada, e também, um pôster especial do evento foi assinado presencialmente pelo ator para aqueles que adquiriram o ingresso com direito ao autógrafo. E, claro, a atração principal do evento só deixou orgulho na casa.
Noah foi extremamente cordial, atencioso e gentil com todos. Apesar da pouca idade, conseguiu transmitir ao público uma sensação de compensação e conforto, pois
tomou os elogios e “loucuras” dos fãs com muita humildade, sempre com um sorriso e pegando com muito carinho os presentes e cartas entregues a ele pela garotada.

Levou o evento inteiro com bastante vontade e alegria, e não houve nenhum momento em que o ator decepcionasse, nem na hora dos autógrafos, nem no meet and greet e muito menos na entrevista no palco. Brincou, cantou, gritou imitando as meninas da plateia e, pra fechar com chave de ouro, tirou uma foto coletiva com todos os presentes no final. Em resumo, um excelente ser humano com potencial para brilhar mais ainda pela frente.

No geral, o evento deixou um pouco a desejar, porém cumpriu avidamente seu papel principal apesar de tudo: deixar fã e ídolo se conhecerem!

Uma nota foi divulgada no site oficial da Stranger Con, esclarecendo os contratempos ocorridos durante os dois dias de evento com a organização da casa e afins.
Entretanto, os fãs já se perguntam quando será o próximo e aguardam ansiosamente pela próxima Stranger Con no Brasil.

Texto por Nat Borges

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira a crítica de Uma Skatista Radical Confira a crítica de Lupin – Parte 2 Confira a crítica de “Quem Vai Ficar com Mário?” 3 filmes para ver no Dia dos Namorados! 5 Filmes para solteiros no dia dos namorados! Confira a crítica de Din e o Dragão Genial