SUPER/MAN: A HISTÓRIA DE CHRISTOPHER REEVE, dirigido por Ian Bonhôte (“McQueen”) e Peter Ettedgui (“McQueen”), estreia sábado, 7 de dezembro, às 22h, na HBO e na Max. O aclamado documentário teve seu lançamento mundial no festival de Sundance deste ano e recentemente conquistou seis prêmios no Critics Choice Documentary Awards.
A trajetória de Christopher Reeve é uma história impressionante de ascensão, desde um ator desconhecido a astro icônico do cinema e ativista global pelos direitos das pessoas com deficiência. O documentário narra sua vida pessoal e profissional antes e depois de seu acidente quase fatal em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo. SUPER/MAN: A HISTÓRIA DE CHRISTOPHER REEVE utiliza as próprias palavras de Reeve, além de depoimentos íntimos de seus familiares e amigos, para oferecer uma representação profunda de um homem que se recusou a ser definido por sua condição física, mostrando que não é necessário usar uma capa ou ter superpoderes para ser um herói.
A memorável interpretação de Reeve como Clark Kent/Superman nos filmes das décadas de 1970 e 1980 estabeleceu um padrão para os universos cinematográficos de super-heróis que dominam o cinema atual. A produção explora sua fama, revelando os pensamentos mais profundos de Reeve sobre o papel que o colocou no topo de Hollywood, as responsabilidades e os desafios que vieram com sua notoriedade, além de seu relacionamento pessoal com o pai e o impacto disso em sua vida no casamento e com os filhos.
Após se tornar tetraplégico, Reeve usou sua reputação como Superman para arrecadar fundos para pesquisas médicas por meio de sua fundação, criando iniciativas para melhorar a vida de pessoas com deficiência ao redor do mundo.
Ilustrado com uma vasta quantidade de clipes de Reeve como Superman e em outros papéis, além de materiais inéditos, como vídeos caseiros e arquivos pessoais. O documentário inclui ainda participações especiais com os filhos Matthew Reeve, Alexandra Reeve Givens e Will Reeve; atores Susan Sarandon, Glenn Close, Jeff Daniels e Whoopi Goldberg; o meio-irmão Kevin Johnson; o amigo Michael Manganiello; o produtor de “Superman”, Pierre Spengler; e o ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry. O filme também apresenta uma visão de Reeve com seu melhor amigo e colega de faculdade, Robin Williams, que, junto com sua esposa Marcia, foi um apoio constante para o ator e sua família.
O filme documental é da DC Studios, em associação com HBO Documentary Films e CNN Films, e parceria com Words+Pictures, uma produção Passion Pictures e Misfits Entertainment, em colaboração com Jenco Films. A direção é de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui; edição de Otto Burnham; trilha sonora de Ilan Eshkeri; produção de Lizzie Gillett, Robert Ford e Bonhôte; direção de fotografia de Brett Wiley; produção executiva de Connor Schell, Libby Geist, Marie Margolius, Mark Meatto, Andrew Ruhemann, David Moulton, Andee Ryder e Daniel Kilroy; roteiro de Peter Ettedgui, com coautoria de Ian Bonhôte e Otto Burnham.