O oitavo episódio da saga Star Wars estreia nesta quinta-feira, e os fãs já não aguentam mais a espera. Muitas perguntas estão vivas, desde Star Wars – O Despertar da Força, e o Estação Nerd trouxe possíveis teorias para os eventos que podem ocorrer no filme.

1. De que lado estará a Rey? 

Este é um dos pontos mais interessantes a serem abordados, pois a saga pode abordar um tema nunca visto nos filmes, que é o dos Jedi Cinzas. Espera-se que este “lado” da Força seja apresentado, e o seu conceito é de que a pessoa que é sensível à Força consiga andar na linha tênue entre a luz e o lado sombrio.

O Jedi Cinza seria responsável por equilibrar a Força entre o bem e o mal. Em toda a saga foi buscada a pessoa certa para encontrar essa estabilidade. Nos filmes anteriores, foi apresentado que Anakin Skywalker era o prometido para conseguir caminhar na linha entre o lado sombrio e o lado da luz mas, como foi visto, não aconteceu e ele se tornou o Comandante Supremo da Frota Imperial, Darth Vader.

Nos trailers, diversas vezes Rey foi chamada para o lado sombrio por Kylo Ren, e foi mostrada uma cena de ela sendo torturada pelo líder Snoke. Talvez nesses momentos ela passe um tempo vivendo a experiência vivendo como parte dos Cavaleiros de Ren, e a teoria afirma de de que ela seja a pessoa que consiga administrar bem o equilíbrio do lado da luz e o lado sombrio da força.

Outro argumento que incentivaria essa teoria é o título do filme, e na verdade o Luke seria o último Jedi. Isso faria com que não existisse mais a dualidade Jedi x Sith. Ou seja, até o vilão Kylo Ren entraria neste dilema.

2. De quem Rey é filha?

Este talvez seja o ponto mais discutidos entre os fãs da série.

Há quem diga que ela seja uma Kenobi. Além disso, há pessoas afirmando que a Rey seja filha de Obi-Wan, porém a probabilidade de isso acontecer é menor, por conta da linha cronológica. Quando Ben Kenobi morreu, ele já estava bastante idoso, e se ele tivesse uma filha, ela deveria ser, no mínimo, da mesma faixa etária de Luke.

Outros estão afirmando que a Rey é filha de Leia e Han Solo, sendo assim, irmã de Kylo Ren. Isso explicaria a íntima relação dela com Solo no sétimo filme da saga, completando suas frases relacionadas à mecânica e sabendo pilotar muito bem a Millenium Falcon.

Outra teoria é de que ela seja filha de Luke Skywalker. Isso explicaria a Força presente nela e o seu encontro com Luke, no final do sétimo filme. Depois de encontrado o paradeiro do Skywalker, qualquer pessoa poderia ir encontrá-lo, mas Leia a escolheu para que tivesse seu treinamento Jedi. Por conta disso, muitos acreditam que a Princesa saiba que Luke é o pai de Rey e a enviou propositadamente. Além disso, sabe-se que, historicamente, a saga Star Wars conta a história da família Skywalker, sendo mais um ponto para validar a teoria.

A última teoria relacionada a isso, é de que na verdade a Rey não seja filha de nenhuma personagem já apresentada na série, mas que na verdade ela seja uma reencarnação do Escolhido. Esse é justamente o espírito que poderá trazer equilíbrio à Força. Esta entidade se manifesta de tempos em tempos e nos Episódios 1, 2 e 3 foi visto que o Anakin Skywalker era um Escolhido. Essa pode ser a relação familiar entre a protagonista e a família Skywalker.

3. Luke irá morrer?

Tudo está indicando que sim. Pela teoria da Jornada do Herói, quando o protagonista está pronto para seguir o seu destino sozinho, o seu Mestre deverá morrer (como aconteceu com Yoda e Obi-Wan, por exemplo). Então, provavelmente, que ao fim do treinamento com Luke, Rey estará pronta para seguir sozinha e o Skywalker pode morrer. Como disse o Batman, “ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão”.

Um detalhe que pode contrariar esta teoria é o fato de a atriz Carrie Fisher, que interpreta a Princesa General Leia, ter falecido. Por conta disso, a saga pode fazer com que a sua personagem também venha a falecer (como foi dado a entender em vários videos promocionais de Os Últimos Jedi) para que não seja necessário o uso de CGI substituindo a atriz. Isso faz com que a morte de Luke se torne menos provável, pois é difícil que dois personagens tão importantes possam perder a vida em um único filme.

4. Qual foi o aprendiz de Luke que se revoltou na Escola de Jedi e partiu para o lado sombrio?

Foi dado a entender muito claramente que Kylo Ren foi o aprendiz da escola de Jedi de Luke que se revoltou e partiu para o lado sombrio da Força, montando os Cavaleiros de Ren. Porém, a teoria que está rodando a internet é de que na verdade o Líder Snoke tenha sido esse aprendiz.

Isso explicaria todas as cicatrizes e feridas do personagem. A ideia é de que ele tenha se revoltado, tenha havido um embate com Luke e que, ao sair da escola de Jedi, tenha levado outros alunos com ele, e Kylo Ren tenha sido um deles.

Diante de todas as teorias, o hype em torno do filme só aumenta. É importante lembrar que a Disney lançou quase nenhuma informação e poucos trailers. As teorias formadas foram feitas baseadas nos mínimos detalhes que se conhecem, e que ainda podem ter sido manipulados para enganar os fãs e surpreender na hora de assistir ao filme.

Agora, só resta esperar até a estreia para que todas (ou quase todas) as respostas sejam entregues.