O 4º episódio da terceira temporada de The Mandalorian, que estreou nesta quarta-feira (22) no Disney+, pegou os fãs mais antigos da saga Star Wars de surpresa, por contar com a ilustre presença de um ator que movimentou a trilogia prequels do Universo, principalmente no Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999).
O texto a seguir contém spoilers de The Mandalorian:
Trata-se da participação especial do ator Ahmed Best, que viveu o controverso personagem Jar Jar Binks. Em The Mandalorian, Best não volta a interpretar o atrapalhado Gungan, mas sim o Mestre Jedi Kelleran Beq, que aparece em um flashback da execução da Ordem 66, salvando Grogu.
Ahmed Best já deu vida ao Mestre Jedi anteriormente, emprestando sua voz para o personagem na série de animação Star Wars: Jedi Temple Challenge, de 2020, destinada para o público infantil.
Em 1999, Best emprestou suas voz e movimentos para o personagem Jar Jar Binks, um alienígena da espécie Gungan que acompanha os protagonistas de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. O personagem foi alvonde críticas de muitos fãs devido ao seu humor pastelão e por ter “roubado” a cena em momentos importantes. Atualmente, Jar Jar tem uma legião de fãs e muito se espera sobre um possível retorno dele.
Criada por Jon Favreau (Homem de Ferro) e escrita por Dave Filoni (Star Wars: A Guerra dos Clones), The Mandalorian acompanha Din Djarin (Pedro Pascal), um solitário caçador de recompensas mandaloriano que se vê como guardião do jovem Grogu, uma pequena criatura sensível à Força, e embarca numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da Primeira Ordem.
A série está disponível no Disney+, com novos episódios às quartas-feiras.