seg, 23 dezembro 2024

Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós | Saiba mais sobre o emocionante documentário

Publicidade

Com estreia agendada para este dia 07 de setembro (quinta-feira), o documentário Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós é uma das produções mais emocionantes do ano, que conta com um exímio acervo de informações e depoimentos sobre uma das épocas mais sombrias da humanidade, cujo as feridas ainda não cicatrizaram.

Durante uma conversa exclusiva para o portal Estação Nerd, o diretor André Bushatsky falou conosco sobre o processo de criação e desenvolvimento do filme:

“O filme nasceu da neessidade de contar sobre um pouco de mim e um pouco de todos nós. Existem muitos documentários com depoimentos de sobreviventes da guerra, então decidi fazer algo com mais inovação, que pudesse conversar com o público, sendo mais assertivo e rápido”, contou Bushatsky, ao ser perguntado também como um documentário de 1 hora e 10 minutos conseguiu ser altamente complexo e sem rodeios. Durante a entrevista, Bushatsky também destacou que a ideia para o início da produção se deu por volta de “2018, com a realização das filmagens naquele ano, em 2019 e em 2020”.

Publicidade

Questionado sobre a complexidade de Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós, André nos surpreendeu informando que ainda possui material arquivado da produção, chegando a dar indícios de que uma segunda parte do documentário poderá vir a ser produzida.

“Dos 30 personagens que tivemos para o filme, selecionamos as histórias que mais se acomodavam para esta primeira parte. A primeira versão do filme chegou a ter 2 horas de duração, mas selecionados os depoimentos que melhor se encaixavam, por enquanto, na premissa.”

Perguntado sobre a sensibilidade presente na produção, André nos contou sobre o quão inspiradora fora sua experiência em estar frente a frente com pessoas que, segundo ele, esbanjavam “felicidade pelo renascimento”, além de resiliência e superação , frizando a história da sobrevivente Sarah Lewin.

“A história da Sarah, que encontrou um refúgio no piano, foi uma das mais emocionantes. Após tudo que ela passou, sentimos que, apesar de não ter alcançado seus maiores objetivos e sonhos, ela estava feliz”.

Entrevista com André Bushatsky. Imagem: Estação Nerd

O diretor também comentou sobre a impactante história de Miriam Nekrycz, apresentada logo no início do filme:

“A história da Miriam foi apresentada no começo do documentário justamente para dar aquele soco no estômago do espectador, que vai se deparar com fortes emoções a seguir”.

Publicidade

Bushatsky também destacou os paralelos entre Jan Fasky e Zeev Wolf Litwak:

“Enquanto Fasky enfrentou os horrores de um campo de concentração, chegando a receber uma injeção do próprio pai para poder escapar de um, Zeev fugiu para a floresta para combater os nazistas. Ambos receberam nossa equipe com muito entusiasmo para contar suas histórias.”

Segundo o realizador André Bushatsky, Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós prega uma mensagem anti guerras e que a produção, após passar pelo circuito comercial, deve ser exibida em instituições de ensino, fundações, organizações sem fins lucrativos e em cursos específicos, como história, filosofia e sociologia.

Com produção assinada pela Bushatsky Filmes e distribuição pela própria produtora em parceria com a Prisma, Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós também conta com importantes depoimentos de Pedro Bial e Caio Blinder, do filósofo Mário Sérgio Cortella e da economista e professora Claudia Costin.

Confira nossa crítica do filme clicando AQUI.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...