UOL Play é uma plataforma que uniu conteúdos do próprio portal UOL, conteúdos on demand (sob demanda), programação infantil, shows e canais da tv fechada, como a FOX e o ESPN.
Nós tivemos a oportunidade de testar a ferramenta e vamos contar para vocês como foi a nossa experiência.
A ferramenta UOL Play tem seus pontos positivos e negativos. Não tente compará-lo com Netflix ou Prime Video, o sistema pode até ser parecido, mas o UOL Play está mais para uma operadora de conteúdo audiovisual do que um serviço de streaming. Você contrata o serviço e pode acessar o conteúdo dos parceiros, mas pra isso precisa acessar os respectivos sites ou aplicativos. Pode parecer estranho pra quem não está acostumado, mas esse sistema já é utilizado em empresas como a Oi TV.
Seguindo o passo a passo: primeiro você cria sua conta no UOL Play, escolhe seu plano, seleciona o canal que deseja assistir (seja ao vivo ou on demand), será exigido login nesse canal, você utiliza o mesmo login que usou no UOL Play, o sistema pedirá para selecionar a operadora, e pronto, é só assistir.
O período de teste é relativamente baixo, comparado com outros serviços de streaming, sendo de apenas 7 dias. Mas os planos são bem acessíveis comparados com os pacotes de TV por assinatura.
São 4 planos, para diferentes perfis e em todos há possibilidade de criar 4 perfis e assistir em 4 telas simultâneas. Os preços variam entre R$ 15,90 e R$ 54,90. Se torna uma boa opção para pessoas e famílias que desejam algo intermediário entre tv aberta e tv por assinatura.
Claramente os planos Cinema e Família disponibilizam muito mais conteúdos do que o plano Light (o básico). A variedade de filmes é bem pequena, porém há possibilidade de alugar filmes recém-saídos do cinema, assim como o Telecine Play. A variedade de séries dos canais parceiros é bem grande, além disso, o assinante tem acesso a programas como A Culpa É do Cabral do canal Comedy Central, e De Férias com o Ex da MTV.
O conteúdo infantil é bem amplo e o canal Noggin já está disponível a partir do plano mais básico. Ótimo para quem tem crianças em casa.
Por ser a versão beta (o site está sempre informando isso), ele não é muito intuitivo. Você precisa acessar algumas páginas para chegar onde deseja. Os episódios ainda não passam para o próximo automaticamente quando acabam. Há muitos títulos em outra língua, como inglês e espanhol. Isso é um dos seus maiores pontos fracos, mas por ser beta, esperamos que atualizações para melhorar a usabilidade sejam feitas em breve.
No geral, o UOL Play se mostrou uma boa ferramenta, principalmente por tornar mais acessível o conteúdo dos canais fechados (tv por assinatura), tanto pela facilidade de poder assistir o conteúdo através de dispositivos móveis, como pelo valor. A usabilidade ainda precisa melhorar, e muito, mas o conteúdo disponível é bom então acaba superando a falta de praticidade.
Se você ficou interessado e quer experimentar, aproveite o teste grátis por 7 dias clicando aqui.