qua, 17 dezembro 2025

Valor Sentimental e Sirât são destaques na pré-seleção ao Oscar 2026

Publicidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje os pré-candidatos à 98ª edição do Oscar®, com destaque para Valor Sentimental (Sentimental Value) e Sirât. As duas produções serão distribuídas no Brasil pela Retrato Filmes (distribuidora brasileira), sendo o primeiro em uma parceria com a MUBI (distribuidora global, serviço de streaming e produtora).

O novo filme de Joachim Trier, que estreia em 25 de dezembro no Brasil, está elegível para ser indicado oficialmente a Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia e Melhor Elenco. Já o longa espanhol Sirât, dirigido por Óliver Laxe e produzido por Pedro Almodóvar, e que chega aos cinemas em 26 de fevereiro, está elegível nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. A lista final de concorrentes será revelada em 22 de janeiro e a premiação acontece em 15 de março.

Além de figurarem na shortlist do Oscar, ambos os filmes receberam indicações ao Globo de Ouro. Com oito nomeações, Valor Sentimental chancela a sua trajetória de sucesso nas principais premiações: Melhor Filme de Drama, Melhor Direção para Joachim Trier, Melhor Atriz de Drama para Renate Reinsve, Melhor Ator de Drama para Stellan Skarsgård, Melhor Atriz Coadjuvante para Elle Fanning/Inga Ibsdotter Lilleaas, Melhor Roteiro e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Sirât está na disputa por Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora.

Publicidade

Valor Sentimental é um retrato de reconciliação familiar. O longa acompanha duas irmãs e o pai cineasta, explorando memórias, ausências e o papel da arte na reparação. Foi premiado com o Grand Prix do Festival de Cannes 2025, o segundo maior prêmio do evento. Sua primeira exibição no Brasil aconteceu no Festival do Rio deste ano. A produção já terá sessões antecipadas para o público no dia 20 de dezembro, cinco dias antes da estreia nos cinemas brasileiros. Mais informações sobre os complexos participantes e a abertura de vendas podem ser encontradas nas redes oficiais da Retrato Filmes.

Sirât, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, teve sua estreia brasileira na abertura da Mostra de São Paulo. Considerado uma experiência sensorial e hipnótica por críticos e espectadores, o longa tem se destacado pelo trabalho de som. Este mês, recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Los Angeles Film Critics Association. Também carrega os louros de Melhor Filme Internacional dos festivais de cinema de Chicago, Denver e Montclair. O jornal The New York Times descreveu “Sirât” como o filme mais indescritível e aterrorizante do ano. No Indiewire, o longa surge em 4º lugar na lista de melhores filmes de 2025.

A narrativa acompanha a busca de um pai por sua filha, desaparecida em uma rave no sul do Marrocos. Ao lado do filho caçula, Luis segue uma jornada angustiante pelo deserto, acompanhando um grupo de frequentadores de raves, em meio a um contexto de guerra. A estreia nos cinemas brasileiros está confirmada para 26 de fevereiro.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Oscar 2026 | Shortlist da premiação é revelada; Confira!

 A lista de pré-indicados ao Oscar 2026 foi divulgada...

Crítica | A Empregada

Em A Empregada, uma jovem começa a trabalhar na...

Netflix | Confira os lançamentos de Janeiro de 2026

Um novo ano está chegando e com ele vem...

Crítica | Avatar: Fogo e Cinzas

Avatar : Fogo e Cinzas mergulha no coração do...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]