Já não é novidade para ninguém que os esportes digitais já não são mais apenas jogos eletrônicos competitivos utilizados apenas para entretenimento. Agora, o que temos é um mercado bilionário internacional com modalidades, tipos e atletas digitais em um nível altíssimo de competitividade em diferentes níveis e ainda com campeonatos que entregam prêmios milionários a estes atletas.
É um mercado que está em constante mudança e novas tendências são lançadas em um ritmo frenético, pode ser bem complicado acompanhar tudo isso, mas você pode tentar aqui.
Muitos especialistas consideram que este é um mercado ainda em ascensão, e se você nunca teve contato algum com o mundo dos esportes digitais, separamos aqui neste artigo um apanhado com os principais tipos de e-sports que você deve acompanhar para entender o que o mundo dos jogos eletrônicos de competição pode oferecer.
Principais tipos de e-sports
Há pouco menos de uma década atrás, os jogos eletrônicos eram vistos apenas como um entretenimento para os seus jogadores, com o advento dos eventos multiplayer online, uma necessidade de competição foi criada e, com ela, organizações surgiram para suprir esta demanda e colocar os melhores jogadores dos jogos eletrônicos populares frente a frente para definir quem é o melhor.
O que temos atualmente é um número alto em tipos jogos eletrônicos que se tornaram esportes digitais, e mais surgem todos os dias. Porém, os tipos jogos que sempre se destacaram e estão no pódio de popularidade em e-sports são sempre os mesmos:
FPS – First Person Shooter
Os pioneiros neste mercado, o tipo de jogo eletrônico que iniciou este movimento que transformou jogadores informais em atletas, é o FPS. A sua sigla, em uma tradução simples significa “atirador em primeira pessoa” são jogos geralmente no estilo militar em que o personagem precisa levar o seu time a alcançar objetivos em específico e derrotar a equipe adversária os eliminando ou realizando todos os objetivos.
Neste tipo de e-sport estão vários dos atletas digitais mais populares do mundo, profissionais que estão sempre competindo nos jogos FPS mais importantes da categoria, que são: COD – Call Of Duty, CS:GO – Counter Strike Global Offensive.
É um tipo de e-sport em que seus jogadores precisam ser rápidos para alcançar os objetivos e eliminar os inimigos, além de rápidos na aplicação de estratégias que possam levá-los aos objetivos.
MOBA – Multiplayer Online Battle Arena
A tradução litera para MOBA é ‘arena de batalha online’, aqui temos duas equipes se enfrentando em um cenário virtual com características específicas com o objetivo de eliminar a base inimiga.
Neste tipo de jogo multiplayer, os jogadores precisam agir com uma estratégia muito bem montada a fim de superar seus inimigos, é um tipo de e-sport que exige perícia e estratégia dos dois times até mesmo na escolha dos personagens, já que cada um deles possui vantagens e desvantagens específicas.
Aqui estão equipes de e-sport importantes neste universo, e os principais jogos inseridos nas competições são: LOL – League of Legends e Dota 2. Cada um destes jogos carregam um universo de arenas e de personagens bem complexos, trazendo um nível mais alto de dificuldade para os jogadores que precisam estar atentos à estes detalhes, já que podem ser a diferença entre vencer uma partida ou acabar perdendo.
Battle Royale
Por último, mas não menos importante, temos os Battle Royales, um tipo de jogo que pode se assemelhar muito aos FPS’s que já vimos aqui, mas existem algumas diferenças importantes. Para começar, os battle royales são conhecidos por serem jogos mais focados no individual, vários jogadores podem ser inseridos em um cenário de jogo em que apenas o último vivo vencerá.
Geralmente é uma ilha, os personagens são lançados neste cenário e precisam procurar por suprimentos para que possam se manter vivos e com poder de fogo necessário para eliminar outros jogadores. Os jogos de Battle Royale mais populares no universo dos e-sports são: Free Fire e Fortnite.